Na manhã desta sexta-feira (30/05), o último dia do Fórum B&R 2025 foi marcado pelo workshop "Venda Mais Vinhos", ministrado pelo especialista e empresário Diego Bertolini. Oriundo da região sul do país e com uma história pessoal entrelaçada ao universo dos vinhos desde jovem em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Bertolini compartilhou sua vasta experiência para capacitar os presentes a otimizar suas vendas e lucratividade no setor.
Bertolini iniciou sua apresentação enfatizando uma crença fundamental:
"Para aumentar o consumo de vinhos no Brasil, precisamos qualificar o consumidor. E para isso, precisamos qualificar também a equipe para que isso aconteça", orientou o especialista.
O empresário relembrou o significativo crescimento do mercado de vinhos durante a pandemia, que registrou um aumento de 38%, classificando o período como uma "virada de chave" para a categoria.
Quais são as estratégias para vender mais vinhos?
O workshop foi estruturado para responder a desafios centrais enfrentados por bares e restaurantes. Bertolini se propôs a ensinar todos os passos para que seja possível a implementação e/ou otimização de vendas de vinhos em estabelecimentos de alimentação fora do lar, ensinando a:
- Como montar uma carta de vinhos enxuta e lucrativa;
- Como treinar a equipe para oferecer vinhos com confiança;
- Como criar ofertas que promovam a rotatividade de rótulos e aumentem o tíquete médio.
Bertolini frisou a importância do processo de "ensinamento ao cliente": ele defende que bares e restaurantes devem otimizar suas cartas para facilitar o processo de escolha dos consumidores. Para tanto, é importante que a brigada esteja preparada para explicar, orientar e auxiliar o cliente a tomar decisões acertadas.
Panorama otimista do mercado
Apresentando dados de 2024, o especialista revelou um crescimento de 8% no volume de vinhos no país.
"O Brasil está no top 3 de mercados com mais oportunidades no mundo", afirmou, destacando também o país como um dos maiores importadores globais.
Atualmente, o Brasil conta com 44 milhões de consumidores regulares de vinho (que consomem semanalmente ou quinzenalmente).
"Nós tivemos um aumento no nível de consciência do consumidor de vinhos no país", celebrou Bertolini.
A visão da importância da educação contínua foi reforçada por uma participante de João Pessoa (PB):
"A educação do vinho é contínua e constante. Não só para a brigada, mas para os clientes e até para o próprio dono do estabelecimento”.
Ela relatou que, após implementar treinamentos, observou uma mudança no comportamento dos clientes, que passaram a deixar de pedir vinhos tradicionais para experimentar rótulos mais caros e, como consequência, aumentando o tíquete médio.
Dicas para um negócio de vinhos eficiente
Bertolini compartilhou parte de seus dez pontos para ter um negócio de vinhos eficiente, entre eles destacam-se:
- Maneiras de fazer a curadoria da carta de vinho;
- Definição dos rótulos ideais: baseada em quatro pilares – perfil gastronômico, público-alvo, faixa de preço ideal e posicionamento (especialista ou generalista);
- Como elabora a formatação da carta e seção de vinhos de modo que ela venda mais vinho;
- Estratégias diversas, entre elas a venda de vinhos em taças;
- Divulgação dos vinhos no estabelecimento, por meio de técnicas e estratégias já utilizadas, porém, subaproveitadas.
O encontro proporcionou aos participantes ferramentas práticas e ideias valiosos para transformar o vinho em um diferencial competitivo e lucrativo em seus estabelecimentos de bares ou restaurantes.