Hoje, é um fato consumado que crianças e jovens não sonham mais em ser advogados, médicos ou engenheiros, como era comum há anos. Muito menos querem ser pilotos, modelos ou jogadores de futebol, como se sonhava até pouco tempo atrás. Com a internet como protagonista da vida moderna, o grande desejo da garotada agora é se tornar influenciador.
"Mas Diego, o que isso tem a ver com o meu negócio?"
Tem tudo a ver! Seu estabelecimento está influenciando cada vez mais o consumidor, e as empresas de alimentos e bebidas já perceberam isso. Não é você, mas o seu negócio que assume o papel de influenciador.
O Brasil é o terceiro país que mais segue influenciadores no mundo, atrás apenas das Filipinas e da Nigéria, superando muito a média global e movimentando sozinho mais de R$ 2,3 bilhões por ano.
Pesquisas mostram que empresas que trabalham com influenciadores superam as que não trabalham, alcançando maior margem de lucro por cliente, mais retenção de clientes, maior satisfação do cliente e mais sentimentos positivos de marca.
"Por quê?", você me perguntaria
Porque influenciadores são pessoas como eu e você, que seguimos por afinidade ou proximidade. Eles testam e compartilham opiniões sobre produtos e serviços, transmitindo mais confiança do que uma campanha do fabricante na mídia. E mais um dado para reforçar: 77% dos consumidores confiam mais em influenciadores do que na publicidade convencional.
Além disso, 86% dos consumidores admitem ter experimentado um novo produto por recomendação de um influenciador. Tanto que o novo CEO da Unilever (dona de Hellmann’s, Maizena, Knorr, Mãe Terra, Ben & Jerry’s e muitas outras marcas) anunciou que irá multiplicar por 20 o investimento em influenciadores para a divulgação de seus produtos.
"Ok, Diego, você me convenceu: influenciadores são o futuro da comunicação. Mas e o meu bar nessa história?"
Seu bar ou restaurante, independentemente da especialidade, é o ambiente ideal para que uma empresa apresente seus produtos ao consumidor final, proporcionando uma experiência de consumo imbatível.
Quando o cliente escolhe o seu estabelecimento, ele encontra um ambiente no qual se sente confortável, um serviço de qualidade e uma gastronomia que aprecia. Em resumo, ele escolhe um local da sua confiança.
Ali, seu pedido é preparado por profissionais treinados e com equipamentos especializados, com um empratamento caprichado que realça ao máximo cada produto servido.
E é justamente nesse ambiente de confiança, com preparo de alta qualidade, que se cria o cenário ideal para a experimentação de alimentos, bebidas, molhos e temperos, oferecendo ao consumidor a melhor experiência possível com uma marca ou produto.
A confiança que o cliente tem no seu estabelecimento se transmite para os produtos que são servidos nele. E o preparo ideal por seus profissionais potencializam sua qualidade, fazendo com que o produto fique ainda melhor. E é nesse momento que novos sabores e produtos são apresentados "de bandeja", influenciando diretamente o consumidor.
Por conta dessa experiência tão poderosa, cada vez mais empresas buscam os operadores de alimentação fora do lar como pontos de experiência na estratégia para se conectar de forma qualificada com o cliente final. E o papel do seu estabelecimento é se preparar para essas oportunidades.
Vamos falar mais sobre isso em um próximo artigo, combinado?
Fontes: Qualibest, TikTok For Business 2021, Musefind 2024 e PropMarkUK.