Se hoje entender o comportamento do consumidor é um grande desafio para os empresários de bares e restaurantes, criar estratégias em cima desses dados pode ser um diferencial e tanto.
Quem participou do Fórum B&R, na manhã desta quarta-feira (28/05) conferiu dados valiosos compartilhados por Simone Galante, CEO da Galunion, em sua palestra.
A última pesquisa realizada em março de 2025 pela Galunion, intitulada Alimentação hoje; a visão do consumidor, mostrou o impacto do trabalho híbrido para o food service.
Dos 1008 entrevistados que trabalham e vão ao escritório com alguma frequência, 76% levam às vezes marmita ao local de trabalho.
Entre os motivos estão:
- Economizar dinheiro (62%);
- Comer de forma mais saudável (60%);
- Economizar tempo da refeição (31%).
O impacto financeiro é tremendo. Apenas 10% não reduziram os gastos com refeições fora de casa. E quais ações as pessoas estão fazendo para reduzir gastos com refeições fora de casa?
- Aproveitar promoções, cupons ou descontos (38%);
- Reduzir a frequência com refeições fora de casa (36%);
- Levar marmita ou preparo mais refeições em casa (35%).
Sobre o que motiva os clientes a frequentarem bares e lanchonetes, metade dos entrevistados disseram que são motivados a comer fora para encontrar amigos e familiares, sendo este o principal motivo para consumir em alimentação fora de casa no Brasil.
Conexão é a nova moeda e experiência são a forma de conquistá-la Simone Galante
A paixão na era da experiência
A palestra de Simone Galante no Fórum B&R também explorou a paixão na era da experiência, com destaque para mudança no comportamento dos consumidores nos últimos dois anos. Segundo ela, 58% das pessoas prestam mais atenção aos rótulos dos alimentos e à origem dos produtos, 48% visitam bares, pubs, e casas noturnas, com menos frequência e 46% cuidam mais da saúde por meio de dietas ou suplementos específicos
“O futuro do food service não é sobre formato, mas sobre como fazemos as pessoas se sentirem”, finaliza