Em um cenário marcado pelo aumento do preço dos insumos e pela escassez de mão de obra, varejo e alimentação fora do lar buscam soluções para manter a eficiência e a competitividade. Diante desse contexto, a 35ª SRE Super Rio Expofood ganha ainda mais relevância e um dos grandes destaques da feira foi o painel promovido pela B&R, que atraiu um público em busca de inovação.
Com temas como expansão de mercado, experiência do cliente, o painel apresentou um novo cenário para quem quer manter a competitividade no mercado.
Entre a inovação e a expansão do negócio
André Otoni, gerente de operações territoriais Rio Capital da Naturgy, abriu o painel com a palestra “Eficiência energética e segurança: vantagens do gás natural canalizado para o seu negócio”. O gerente destacou como soluções energéticas mais seguras e econômicas podem reduzir significativamente os custos operacionais, além de contribuir para uma gestão mais sustentável e eficiente nos estabelecimentos.
Murilo Massari, Diretor de Groceries do iFood, apresentou a palestra “O novo capítulo do e-commerce alimentar com o iFood”. Com um olhar atento às transformações do consumo digital, Massari abordou a evolução do delivery e do e-commerce alimentar, mostrando como bares e restaurantes podem se adaptar às novas demandas do consumidor e explorar canais digitais para ampliar suas vendas e fortalecer a presença de marca.
Na palestra “Novos influenciadores no mercado de alimentação”, Diego Senra, da Lathor Consultoria, trouxe uma análise profunda sobre o impacto do marketing de influência no setor de alimentação fora do lar. Senra destacou o papel central da autenticidade, da personalização da experiência e da construção de confiança na relação entre marcas e consumidores.
“Apresentamos diversos dados para destacar o papel fundamental da influência no segmento de alimentação. Mostramos como é possível converter essa influência em vendas, construir confiança com o público e levar o consumidor do ambiente até a gôndola. Falamos também sobre a importância da experiência dentro dos estabelecimentos, uma experiência que proporciona degustação, gera consideração e impulsiona a inovação”, destacou Diego.
O painel ainda contou com Flavio Sarahyba, vice-presidente de relações institucionais do Grupo Alife, que abordou o tema “Expansão total e a experiência do cliente”. A partir de exemplos concretos do setor de turismo, entretenimento e hospitalidade, Sarahyba compartilhou estratégias para criar experiências memoráveis, capazes de fidelizar o público e sustentar o crescimento de redes do setor em diferentes regiões do país.
Encerrando o painel, Adriana Lara, da Seatech e da Abrasel, trouxe um olhar técnico e essencial para a operação diária dos negócios com a palestra “O Trio de Ouro: como a gestão de pessoas, processos e produtos melhora a experiência do cliente e garante a segurança dos alimentos”. Adriana reforçou a importância de uma gestão integrada e qualificada para assegurar padrões de qualidade, evitar desperdícios e manter o foco na excelência do atendimento.
SRE: Além do essencial
A 35º Super Rio Expofood, promovida pela ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) e pela Base Eventos, movimentou cerca de US$1,8 bilhões em negócios e recebeu um público recorde de 78 mil pessoas ao longo dos três dias de evento (18 a 20 de março). Ao todo, foram 750 marcas expositoras no evento.
Para Fábio Queiróz, a SRE Super Rio Expofood é uma feira que cresce a cada ano e que está consolidada no setor e nas Américas. “Uma das novidades da edição 2025 foi que vimos estandes maiores. Os expositores entenderam que é um investimento que dá resultado. O pavilhão 3 foi um sucesso, ficou lotado nos três dias de evento, com muitas marcas e conteúdos riquíssimos, por meio da Convenção das Américas.”, comemorou o executivo.