Fora do lar, dentro do negócio
Última edição

Conforto térmico de bares e restaurantes: quanto custa?

Ambientes climatizados como o Cantinho do Tony melhoram a experiência do cliente e cresce o faturamento do gestor.

Tempo de leitura 5

A climatização do estabelecimento pode representar até 47% dos custos fixos em bares e restaurantes. Saiba como esse investimento pode aumentar o seu faturamento

Redação B&R 14/07/2025 | 10:26

Ao final do mês, cada centavo conta para os proprietários do setor da alimentação fora do lar. São inúmeras despesas entre insumos, aluguel, mão de obra e segurança. Investir em climatizar o bar ou restaurante acaba se tornando um dilema. Segundo segundo dados de estudos para clientes Vulp Air, em média, 28% da conta de luz vem só do ar-condicionado — e esse número pode chegar a 50% quando o sistema é mal planejado. O custo é alto, o desempenho é baixo e o pior: não entrega a qualidade que o estabelecimento exige.  

Para Tony Sousa, proprietário da Cia do Chopp, em Recife, cidade com uma média de temperatura de 26º, “climatizar ou não vai muito além de uma questão técnica: é uma decisão que precisa estar alinhada com a alma do negócio”.  

Quando a climatização não é eficiente, o desperdício energético é contínuo — e invisível. Na prática, você gasta mais para oferecer menos. Uma boa opção para quem está na gestão do negócio é optar pela climatização planejada de forma inteligente, que pode reduzir até 20% do consumo com ar-condicionado, protegendo a margem de lucro do negócio de mês a mês, ainda de acordo com os levantamentos para clientes Vulp Air. 

Quando o calor vira um problema? 

A experiência do cliente começa antes mesmo dele se acomodar na cadeira e ler o cardápio da casa. Se o ambiente é abafado, mal ventilado e excessivamente quente, as chances dele ir embora antes de chegar ao primeiro pedido são altas.  

Um sistema mal dimensionado não só custa mais — ele também compromete o tempo de permanência e o tíquete-médio. Um ambiente com uma climatização adaptada convida o cliente a permanecer e, a partir disso, a possiblidade do empresário aumentar o lucro cresce.  

A partir disso, o conforto térmico se transforma em uma estratégia de faturamento. “O ambiente é parte da memória que o cliente leva. Nosso papel é garantir que o clima ajude a garantir a experiência — discretamente, com excelência e confiabilidade”, disse Mateus Orsini, CEO da Vulp Air, empresa de assinatura.

Dicas refrescantes 

Importante perceber que cada operação possui um desafio diferente.  No Cantinho do Tony, por exemlo, uma operação à la carte dentro da Cia do Chopp focada em cozinha afetiva portuguesa e onde o vinho é a bebida mais consumida, a climatização é indispensável. “Estamos em uma região quente [Nordeste], com verões acima dos 30 graus. Nessas condições, só conseguimos vender vinho se o ambiente for climatizado — tanto para conforto do cliente quanto para a integridade da bebida”, conta Tony Sousa. 

Apesar do impacto positivo do investimento em climatização, o setor de alimentação fora do lar ainda carece de soluções efetivas que atenda suas expectativas. Os desafios são muitos: valores abusivos, equipamentos que quebram e manutenções infinitas que não solucionam o problema. Tudo isso sai caro — em dinheiro, reputação, tempo e estresse.  

A Vulp Air oferece projetos personalizados para bares e restaurantes que querem reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. Do projeto à manutenção, tudo é feito sob medida para o seu negócio, com planos flexíveis, atendimento ágil e equipamentos sempre atualizados. E o melhor: com previsibilidade no orçamento e mais tranquilidade na operação. 

Optar pelo planejamento inteligente com os serviços por assinatura da Vulp Air oferece o melhor dos dois mundos: não precisa do investimento inicial e um suporte contínuo. Isso permite que a estrutura do seu espaço saia do modo “emergência” e entre em um ritmo de eficiência sem passar dificuldades com imprevistos.  

"Nosso modelo alinha os incentivos: só ganhamos se o ambiente estiver operando com conforto e segurança para as pessoas, sem surpresas com manutenções recorrentes, ou imprevistos que possam causar desconforto. A assinatura é fixa, um custo mensal planejado, e o SLA, nosso tempo para atendimento a cada cliente, é curto”, continua Matheus Orsini.  

Entre outros benefícios da assinatura, a Vulp Air tem grande alcance. “Conseguimos atender chamados em todo o Brasil com agilidade. Seja no salão do estabelecimento, ou em uma câmara fria, temos como compromisso a disponibilidade total, pois é um setor em que cada minuto conta", finaliza Orsini. 

tags

Assine gratuitamente nossa newsletter

E descubra os segredos dos melhores bares e restaurantes!

Ao enviar seus dados, você concorda com os Termos e Condições e Políticas de Privacidade do Portal B&R.

Relacionados