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Seu restaurante virou influencer! (Parte 2)

Para se destacar é preciso construir uma experiência memorável tanto para o cliente quanto para o mercado. Foto: Shutterstock

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Seu estabelecimento não precisa ser o mais bombado ou engraçado da internet, mas precisa se expressar de forma clara, com frequência e originalidade

Diego Senra 25/06/2025 | 09:45

Se na edição passada falei sobre o poder do seu bar ou restaurante como influenciador, agora é hora de responder à pergunta: o que ele precisa ter para, de fato, exercer esse papel com relevância e consistência?

Aproveito para deixar aqui um lembrete importante: o que vou detalhar aqui não se aplica apenas a algumas casas nos principais centros, para alguma tipologia da moda ou em operações criadas para atuar como ativações publicitárias. Pelo contrário! Funciona com qualquer negócio, de qualquer tamanho, esteja ele onde ele estiver.

Tudo começa com a hospitalidade

Não adianta ter um cardápio incrível se o cliente não se sente bem recebido. Atendimento gentil, atenção aos detalhes, cuidado com o tempo de espera e sorriso no rosto são posturas que criam conexão emocional. Conexão é a matéria-prima da influência.

Depois, vem personalidade

Não é sobre luxo ou complexidade, é sobre ser único. Seu cardápio não precisa ser complicado, mas precisa ter identidade. É gostoso entrar e ficar no seu bar por horas? O que faz seu prato se destacar em relação ao vizinho? Que sabores você entrega que o cliente não encontra em outro lugar? Ambientes bem pensados, produtos de qualidade, combinações originais e execuções bem-feitas constroem reputação. E reputação gera desejo.

Na sequência, entra a comunicação

Seu estabelecimento não precisa ser o mais bombado ou engraçado da internet, mas precisa se expressar de forma clara, com frequência e originalidade. Estar nas redes sociais é importante, mas é fundamental que sua casa esteja alinhada e fale com o estilo e os valores dos seus clientes. Seja ele urbano, moderno, descontraído, tradicional ou ousado, o que importa é ser de verdade. Autenticidade fortalece identificação.

Aí você pode me perguntar: “Diego: acredito isso vai atrair mais público, mas vai atrair as marcas da indústria para o meu negócio?

Se você conseguiu reunir essa tríade mágica de hospitalidade, personalidade e comunicação na sua casa, você tem o ativo mais valioso do mercado: visibilidade qualificada.

A indústria quer, e precisa, estar perto do cliente final. E você tem exatamente o que ela procura: um público fiel, um contexto de consumo real e uma experiência autêntica. 

Quando você exibe, apresenta, usa ou recomenda um produto em seu bar, ou restaurante, você o está colocando em um contexto de confiança daqueles clientes, no momento ideal, onde a experiência de consumo atinge sua força máxima.

É por isso que as marcas de alimentos e bebidas vêm olhando cada vez mais para a alimentação fora do lar como canal de influência. E é por isso que bares e restaurantes que investem em sua imagem e entregam experiências se tornam desejados por essas empresas — como vitrines vivas, onde os produtos brilham e se conectam com o consumidor de forma natural.

Então, fica minha dica: se você quer atrair a atenção dos clientes, e por consequência também da indústria, seja único e relevante para o seu público, mostre de forma clara o que você faz de melhor — e transforme seu restaurante em um palco onde marcas e clientes querem estar.

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