O marketing de influência não é uma novidade no mercado. Hoje, porém, a tendência se transformou: a influência vem, cada vez mais, de pessoas comuns, que compartilham experiências reais nas redes sociais. No setor de bares e restaurantes, esse tipo de recomendação tem peso decisivo na escolha do público por um local de lazer.
Esse tipo de comportamento não é à toa. Afinal, “o Brasil é o segundo no ranking mundial em quantidade de influenciadores”, afirma o relatório “Dados e insights de Influencer Marketing no Brasil para 2024” da Influency.me.
São mais de 500 mil influenciadores brasileiros atuando em diversos segmentos e impulsionando a decisão de compra dos usuários das redes sociais, informa o documento.
Além disso, o estudo ainda aponta que 84% das pessoas contam com as mídias sociais no momento de decisão de compra. E, como aprendizado, podemos entender que está na hora de olhar para os influenciadores como aliados na expansão do seu negócio de alimentação fora do lar.
Não sabe como fazer isso?
Conversamos com gestores que já utilizaram dessa estratégia para te ajudar a planejar do jeito certo.
Marketing de influência para bares e restaurantes funciona?
O economista Ivan Takahashi e seu sócio, o engenheiro de alimentos e gastrônomo Gustavo Faria, são proprietários do “O Jardim Café & Brunch”, localizado no Campo Belo, Zona Sul de São Paulo e explicam que os benefícios da estratégia de marketing de influência para o café foram percebidos de maneira clara e imediata.
“Houve um aumento expressivo tanto no número de seguidores nas redes sociais quanto no fluxo de clientes na casa. Muitos visitantes relataram que nos descobriram por meio de postagens ou vídeos de influenciadores, o que reforça o impacto direto da estratégia”, relatam os empresários.
Para Acsa Olivie, proprietária do Olivers Gastronomia, também localizado em São Paulo, a experiência não foi a mesma.
“O influencer era da região e me trouxe muita visualização nos stories, mas não trouxe clientes para as mesas”, explica Olivie.
Débora Montuan, do paulistano Mestre Gusta Gastrobar, relata que há momentos bons e ruins nesta estratégia, mas que começou utilizá-la como uma opção ao tráfego pago que julga mais caro.
“Percebi um aumento do movimento, mas não é todos que dão resultado” diz e acrescenta: "Em 2021 e 2022 tivemos um aumento de cerca de 30%. Em 2023 fizemos uma ação que não deu resultado nenhum. Em 2024 não realizamos nenhuma, e em 2025 já fizemos cinco e uma delas ‘flopou’, mas as outras tiveram bom retorno", analisa o desempenho.
Marketing de influência é fundamental
O professor e diretor de comunicação e estratégia da agência Mediaria.com, Kleber Pinto, avalia o uso da estratégia como fundamental para o setor de alimentação fora do lar.
“Mais do que ter um bom visual ou uma estética atraente, o que é importante, especialmente para bares e restaurantes, é fundamental construir uma boa reputação a partir da experiência dos próprios consumidores. Hoje em dia, muita gente descobre novos lugares justamente pelas redes sociais.” explica kleber.
Seja uma cafeteria, um bar ou um restaurante de grande porte, ter uma boa presença nas redes sociais vai, ressalta o professor, “fazer toda a diferença na estratégia de marketing do seu negócio”.
Como planejar a estratégia de marketing de influência?
O processo deve ser pensado com cautela e ter objetivos bem traçados, acompanhamento de métricas e o “match” correto entre os profissionais, o estabelecimento e o público de interesse.
Kleber aponta para um fator importante na hora de pensar o marketing de influência. Isto é, pensar a estratégia e seus agentes além dos grandes influenciadores.
“Vamos pensar naquele influenciador local e até de segmentos não relacionados diretamente ao mercado de alimentos e bebidas, mas também naqueles de hospitalidade, turismo ou até mobilidade urbana. [...] Quanto mais a gente souber fazer boas parcerias, mais bem-sucedido vai ser”, destaca.
Os sócios do O Jardim, explicam que o processo de construção da estratégia foi pensado com cuidado e de dentro para fora.
“Priorizamos criadores de conteúdo com audiência localizada em um raio de até 4 km do nosso entorno e só depois expandimos. Estamos em uma região com boa densidade populacional e acreditamos que investir na comunidade local é o caminho mais inteligente para gerar recorrência e, com isso, fidelizar o cliente”, compartilham e reforçam que essa escolha cautelosa permitiu que fosse atraído um público qualificado, que de fato tem potencial de se tornar frequentador do espaço.
Olhar do influencer
O casal de influenciadores, André Morato e Kalidia Silva, administradores do perfil “O Casal de Divi” acumulam mais de 40 mil seguidores e são conhecidos por visitarem bares e restaurantes com a proposta de recomendar ou não para seus seguidores.
Para um negócio contratar o nosso trabalho, primeiro analisamos o perfil da empresa, as opiniões dos clientes e a transparência nas publicações de acordo com o produto e depois fechamosAndré Morato.Como explica Morato, o trabalho deles “é levar informação de qualidade e de forma descontraída para as pessoas da nossa região, apresentando novidades principalmente do setor gastronômico”.
Por isso, ele avalia que o serviço que oferecem conseguem “melhorar a relevância nas redes sociais das empresas que divulgamos, conquistando novos seguidores e melhorando suas vendas”.
Assim, o influenciador relata que o processo de contratação não é simplesmente pagar pelo post, mas há também uma curadoria por parte deles para a compreensão e alinhamento com as empresas.
Quando contratar um influenciador?
Os motivos para a contratação de influenciadores são diversos. Desta forma, a escolha e contratação deve ser alinhada aos objetivos do estabelecimento e é essencial que o contratado tenha também compatibilidade com os princípios que você e seu negócio querem promover.
Se tratando de um estabelecimento novo, os sócios do ‘O Jardim’ optaram pela estratégia para se firmarem como um ponto de referência no local.
“Como somos um empreendimento relativamente novo em São Paulo, entendemos desde o início a importância de gerar conhecimento de marca e criar conhecimento para o público certo”, contam.
Para Montuan, o marketing de influência para o gastrobar foi utilizado como estratégia de guerrilha e sobrevivência. Como explica, “nós fizemos justamente para alavancar as vendas, pois caíram consideravelmente após a abertura de uma adega ao lado”.
Assim, a contratação de profissionais de produção de conteúdo pode ser feita para suprir demandas como:
- Crise de imagem;
- Lançamento de um evento;
- Abertura do negócio;
- Ampliação e/ou atualização dos serviços e cardápios;
- Marketing de guerrilha;
- Fortalecimento de presença digital;
- Entre outras.
Morato reforça a importância de gerar proximidade com os clientes através das redes sociais.
“Os negócios que se destacam nas redes sociais criam uma conexão com seu público de forma natural, apresentando os bastidores de sua produção, o dia a dia e apresentando o produto e serviço de forma leve. Ter uma boa presença nas redes sociais é muito importante para que o negócio sempre seja lembrado”, encerra.
Dicas práticas para escolher o influenciador certo
Com uma experiência positiva com marketing de influência, Ivan Takahashi e Gustavo Faria compartilham algumas dicas de como escolher de maneira certa e se planejar para a campanha.
Além de buscar por profissionais capacitados para fazer a gestão dessa área de marketing para ser responsável pela estratégia, curadoria e acompanhamento, os empresários reforçam que “o influenciador ideal é alguém que representa genuinamente o nosso público-alvo e, de preferência, se aproxima da nossa persona”, pontuam e dão as seguintes dicas:
- Alinhe o influenciador com sua persona: não basta ser conhecido, ele precisa representar o seu cliente ideal.
- Analise o conteúdo produzido: veja se o estilo, tom e valores conversam com a proposta do seu negócio.
- Prefira qualidade de engajamento a quantidade de seguidores: um público realmente engajado vale mais do que grandes números vazios.
- Teste e ajuste: assim como em qualquer estratégia, é preciso acompanhar de perto e fazer mudanças sempre que necessário.
Como lidar com críticas e elogios nas redes sociais
Ao se colocar diante dos olhares e paladares dos usuários das redes sociais, o espaço para críticas e elogios se abre ainda mais. Por isso, para utilizar o marketing de influência em seu bar ou restaurante é preciso estar preparado para receber críticas e disposto a dialogar.
Pinto orienta que seja feito o monitoramento recorrente das redes sociais. Desta forma, é possível ter mais controle, mesmo que não completamente, do que é dito.
“Seu não monitoro, não consigo ver o quanto aquela opinião positiva ou negativa está reverberando para o meu negócio. Nas redes sociais, hoje, quanto mais rápido você é na resposta, mais rápido você está lidando e tratando uma crise em potencial ou uma gestão de imagem”, explica.
O especialista detalha que no setor de alimentação fora do lar algumas críticas podem prejudicar a reputação do estabelecimento e até afastar potenciais clientes, por isso, monitorar e tratar essas situações é importante.
“Quanto mais você tratar isso rapidamente, identificar e, obviamente, dar o respaldo para essa pessoa, mais rápido você está minimizando essa crise e a repercussão dela nas redes sociais. Obviamente que, uma vez passada a crise, você tem que fazer uma campanha aqui, um movimento, uma ação, para retomar aquela reputação e para mudar esse jogo”, orienta.