O Co-fundador e CEO da Lucy, Beto Weisser, levou ao Fórum B&R 2025 a apresentação: “Aspectos digitais e humanos na construção de relacionamento entre restaurantes e clientes”. Lucy é uma plataforma de marketing que pretende ajudar pequenas e médias empresas de forma simples, fácil e acessível. Em sua fala, Weisser abordou experiências da inteligência artificial como um otimizador de serviços.
“A tecnologia é um grande facilitador e acelerador dessas relações. O segredo dessa história é de que maneira a gente pega uma carona e acelera o desenvolvimento do nosso negócio com as tecnologias que já estão disponíveis para a gente. Uma pesquisa recente, feita pelo Serasa, apontou que 47% das pequenas e médias empresas já estão usando algum tipo de tecnologia”, disse Weisser.
Quando a pauta é IA, um dos pontos mais polêmicos e debatidos é a possibilidade do esvaziamento do trabalho humano, ou seja, que os seres humanos sejam totalmente substituídos pelos robôs digitais. Em sua fala, Beto Weisser destacou que “nós somos seres humanos servindo seres humanos em qualquer situação. Isso não vai desaparecer”.
Segundo ele, apesar de termos o amparo da tecnologia, a experiência do cliente convoca a necessidade de conexão, algo que dificilmente uma IA poderá replicar.
“A gente está falando dessa interação entre a tecnologia, a inteligência artificial e os seres humanos. A maneira como ele (o chef) prepara o bife de Wellington faz toda a diferença na hora de consolidar a experiência desse cliente”, destacou Beto, indicando como o processo humano no preparo do alimento é um fator definitivo na construção do relacionamento.
Pegando carona na experiência, Beto ainda trouxe dados que indicam que o consumidor atual está disposto a pagar um valor maior, se ele tiver a oportunidade de receber uma boa experiência.
“Mais do que a questão de preço, o que vale é aquilo que ele sente. É o valor pelo qual ele paga pelo que ele está recebendo. 75% desses consumidores preferem pagar por mais de uma experiência e 86% estão dispostos a pagar mais. A maneira como você atende, o wallet, o banheiro, o prato que você serve, no tempo que você serve, na quantidade que você serve. Tudo isso conta”.
Em sua fala, Weisser, ainda trouxe alguns exemplos de cases de sucesso de clientes utilizando os serviços da IA, Lucy.
“A Dona Leda é a nossa primeira cliente. Ela veio através da parceria que a gente fez com o pessoal da Ticket. Ela é uma marmiteira que ficou desempregada e começou a fazer marmitas. Ela não tinha a menor ideia de como montar o site dela, como montar o cardápio e como fazer a rede social. A Luzana, que é a nossa responsável pelo atendimento, ajudou e ela nos contou que ela conseguiu aumentar as vendas depois que ela criou a estratégia digital dela”, finaliza.