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Seria o picles o novo pistache?

Segundo o Pinterest Predicts, a tendência é que aconteça novas formas de consumo do picles; "millenials vão levar esse toque ácido a preparos clássicos e a outros não tão óbvios, do drinque ao doce, passando pelo petisco", diz o estudo. Fotos: Pinterest

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Pinterest Predicts aponta o picles como tendência gastronômica para 2025. Como a plataforma chegou a essa conclusão e quais são as oportunidades para bares e restaurantes?

Danilo Viegas 07/03/2025 | 11:03

Em seu blog Cozinha Bruta, o jornalista gastronômico Marcos Nogueira classificou 2024 como o ano da "tsunami do pistache". O ingrediente invadiu não só a nossa confeitaria, mas se mostrou uma tendência em vários pontos da gastronomia, inundando receitas de drinks e até hambúrgueres numa saturação quase leviana. O fenômeno influenciou até as nossas importações: no ano passado o Brasil comprou mais de 900 toneladas de pistache só dos americanos. 

Quando falamos em tendências há sempre o questionamento: vai vingar ou não? Puxando aqui na memória sem maiores esforços há uma lista de modas que ficaram pelo caminho enquanto outras conseguiram se firmar: Nutella, paleteria mexicana, temakeria, hamburgueria artesanal, crepes e açaís (ao menos a versão como é conhecida fora da região norte do Brasil). 

Como o Pinterest ‘escolheu’ o picles? 

O novo queridinho, aparentemente, é o famigerado picles (resumidamente uma conserva de pepino, em sua versão mais tradicional, mas vamos falar disso mais adiante). A afirmação não é minha - eu não teria essa pretensão - é do Pinterest, uma rede social que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias. Funcionando como uma espécie de ‘quadro de inspirações’, possui mais de 500 milhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo, 40 milhões deles no Brasil. 

Em seu relatório anual divulgado recentemente, o Pinterest Predicts, a plataforma analisou dados quem preveem tendências em diversas áreas, como moda, beleza, decoração e gastronomia. Este relatório oferece uma visão abrangente sobre o que estará em alta em 2025. A pesquisa utiliza dados de palavras-chave e tecnologia de pesquisa visual para identificar tendências emergentes. 

Intitulada “Picle-se”, eis a apresentação do insumo pelo site:

“Quem diria: em 2025, o humilde pepino vai ser promovido a picles — e a uma verdadeira paixão culinária. Munidos de um vidro de salmoura e um sonho, a geração X e os millennials vão levar esse toque ácido a preparos clássicos e a outros não tão óbvios, do drinque ao doce, passando pelo petisco.” 

E como funciona na prática? A plataforma utiliza inteligência artificial para indicar imagens que representam os usuários – como comidas que estão em alta no momento. Quando a pessoa clica e “pina” (dá um pin) uma imagem, colocando a foto em sua pasta pessoal, o algoritmo entende que ela gosta do tema e tende a indicar outras fotos parecidas.

Quais os resultados envolvendo picles?

Margarita com picles: +100%, picles frito: +50%, picles de pico de gallo; +65%, bolo de picles: +45%, picles frito com molho: +80%. 

Uma salmoura de oportunidades! 

Ok, ok, ok. Você chegou até essa parte do texto talvez exclamando: “mas picles não é só pepino!” e está certíssimo. 

E aí começa uma conversa sobre o picles, que antes era apenas o azedinho no sanduíche do seu bar ou restaurante, será cada vez mais notado com sua gama de versatilidade ao deixar de ser um tempero extra para um novo patamar gastronômico e se tornar também um lifestyle de consumo, principalmente entre a geração X (grupo de pessoas nascidas entre 1960 e 1980) e os millenials (nascidas entre 1981 e 1996).  

mais que uma tendência gastronômica, o picles também se transformou em lifestyle, com marcas monetizando o produto enquanto moda. Fotos: Site Good Girl Snacks

Existem várias marcas, como a moderninha Good Girl Snacks, que estão hypando no Tik Tok, alguma delas com um brand divertido, com garotas abrindo potes e potes comendo com um lanchinho da tarde ou até mesmo antecedente ao jantar. 

Não custa lembrar: o custo de se fermentar um vegetal é baixíssimo comparado a outros insumos de empreendimentos gastronômicos. Basta criatividade e respeito ao processo (com um toque de paciência). Em um mercado onde a comida afetiva está autenticamente se tornando uma tendência (falaremos disso na próxima coluna), oferecer originalidade aos clientes pode ser um passo para o seu negócio sair da mesmice e se destacar no segmento.  

Para o empreendedor que quer se aventurar na cozinha, eu pessoalmente recomendo as oficinas da cozinheira Carolina Dini, conhecida por seu projeto Cebola na Manteiga.

Boa sorte e bons picles! 

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