Diferente de um restaurante comum, esse formato é caracterizado pelo seu porte mais modesto, que possibilita um relacionamento mais próximo com os clientes, além de ser mais aconchegante e intimista e apresentar um menu que seja mais simples e de alta qualidade.
Essa proximidade se manifesta até mesmo na relação entre o chef e o cliente, o que agrega à experiência gastronômica oferecida, valoriza o atendimento e reflete na qualidade do prato.
Esta aura de mais requinte dos bistrôs brasileiros difere da proposta original, surgida na França, que é de um estabelecimento mais acessível. Outra característica desses estabelecimentos é a seleção musical, que deve ser atraente e estar balanceada com o ambiente.
Os bistrôs geralmente servem comida caseira e também uma variedade de refeições, incluindo café da manhã, almoço e jantar, além de lanches e bebidas. Eles são conhecidos por sua atmosfera acolhedora e amigável, onde os clientes podem desfrutar de um momento relaxante com uma refeição saborosa em um ambiente casual e charmoso.
É importante definir um conceito claro para o bistrô, pensando em elementos como a decoração, a culinária, o tipo de serviço oferecido e até mesmo a música ambiente. Esses elementos devem ser escolhidos de forma coerente e consistente, de forma que a experiência dos clientes, mais do que prazerosa, seja memorável.
Planejando a montagem de um bistrô
Além de estudar os aspectos relacionados à fase pré-lançamento e à operação até longo prazo, é preciso registrar esses dados em um plano de negócios detalhado, que irá atuar como um guia ao longo de todo o processo. Ele deve conter informações financeiras que irão orientar quanto aos gastos e facilitar o controle de caixa.
Apesar de os bistrôs terem pequenas dimensões, de acordo com a linha de trabalho/tipologia, o investimento inicial pode chegar a ser mais alto que de um restaurante comum.
Em relação ao investimento, os principais aspectos a serem levados em conta são:
- Locação do espaço;
- Decoração;
- Compra de equipamentos e utensílios de cozinha;
- Contratação de equipe;
- Elaboração do cardápio;
- Insumos;
- Manutenção.
- Taxas e impostos
O planejamento é fundamental para o sucesso de um bistrô e também precisa incluir especificidades sobre a identidade do negócio, o que leva em conta não apenas os aspectos visuais, mas também os elementos do serviço em si, partindo do menu.
Menu
Bistrôs são caracterizados pela comida caseira e simples, o que absolutamente não significa sem graça.
O cardápio pode incluir ingredientes regionais e deve ter um tempero capaz de conquistar. Ele também deve estar coerente com a proposta de um negócio mais intimista e ter um aspecto mais familiar, remetendo ao estilo “comfort food”.
Escolha boas opções de cafés e sobremesas e se atente às tendências do mercado e aos gostos dos consumidores, para oferecer uma experiência que atenda às expectativas e necessidades dos clientes.
O Mercado
Segundo Marco Amatti, consultor técnico da Abrasel e especialista da Rede Abrasel, o momento é propício para negócios deste formato.
“O mercado é interessante, já que as pessoas tendem a priorizar negócios locais por evitarem longos trajetos, principalmente nas grandes cidades”.
“Um bistrô, por seu tamanho e possibilidades de maior ‘personalização’ quanto ao cliente tem alto potencial de sucesso. Muitos destes negócios podem crescer de forma orgânica e até mesmo pelo boca-a-boca, construindo uma relação com a comunidade local”, completa.
Ainda conforme o especialista, dentre as principais marcas de um bistrô que devem ser exploradas e utilizadas como vantagens, estão:
- A capacidade de flexibilização do cardápio;
- A pessoalidade no tratamento de clientes e fornecedores;
- Possibilidade de se estabelecer um estilo próprio, seja étnico ou com fusões de culinárias;
- A escolha de um produto como carro-chefe do negócio;
- Adequação mais rápida a mudanças de mercado local.
*Reportagem produzida por inteligência artificial e curada pela equipe de conteúdo e inteligência da Abrasel