Fora do lar, dentro do negócio
Última edição

Identidade, gestão e propósito: o que o melhor restaurante do Brasil tem?

Por trás de um dos melhores restaurantes do Brasil, o renomado chef, Fabrício Lemos, dividiu suas experiências durante o 37º Congresso Abrasel 2025. Crédito: Johnie Mello

Tempo de leitura 5

Fabrício Lemos, dividiu suas experiências como chef do melhor restaurante do Brasil no 37º Congresso Nacional da Abrasel.

Yasmim Paulino 13/08/2025 | 18:56

De Salvador para o Brasil, Fabrício Lemos compartilhou com o público de empreendedores do evento suas experiências como gestor e chef do Restaurante Origem. O negócio comandado por Lemos e a esposa, Lisiane Arouca, foi eleito como o Melhor Restaurante do Nordeste no “Prêmio Melhores da Gastronomia” da revista Prazeres da Mesa em 2023, além de ter sido escolhido como o melhor do Brasil pela Revista Exame em 2025.

De lá pra cá, Lemos segue como parte de um movimento gastronômico de Salvador que vem crescendo como destino gastronômico brasileiro e, em sua fala defendeu a diversidade cultural gastronômica da Bahia para além do estereótipo. 

Além do Origem, o chef é reconhecido nacionalmente por comandar operações como Megiro Boteco, Segreto e Minibar Gem. Formado na Culinary Institute of America (CIA), em Nova York, uma das escolas de gastronomia mais prestigiadas do mundo, Lemos retornou à Bahia motivado por um propósito claro: o desejo de contribuir para a formação e capacitação de profissionais da gastronomia local. “Até eu chegar no dia no qual eu falei: Eu preciso voltar ao Brasil, voltar para Bahia para poder contribuir para a formação e capacitação de pessoas".

"Tudo o que eu aprendi aqui [USA], eu vou colocar em prática lá [Bahia] porque é eu quero fortalecer o meu estado”, destacou Lemos.

Uma filosofia de gestão coletiva 

Sobre liderança, o chef dividiu uma perspectiva coletiva de atuação que compartilha os resultados com a equipe e propõe um amadurecimento profissional. "As pessoas dizem “Aqui só quem ganha é o dono do restaurante e eu estou aqui apenas para fazer meu trabalho”, mas a gente veio mostrando outra visão, de valorização e divisão de resultados”.  

Segundo Lemos, os resultados do negócio são abertos com muita coerência. “A gente compartilha dessa visão de linguagem mais clara e, quando há resultado, a gente contribui e compartilha esse resultado”. 

O chef ainda defendeu que a presença de sócios apenas financeiros pode comprometer a qualidade e a filosofia de trabalho já que, muitas vezes, o lucro tende a ser o mais importante nessa relação. “Eu não acredito no crescimento através de investidores que não estão no meio, são investidores que cujo resultado financeiro é o mais complexo”. 

Em suas experiências, a prioridade são parceiros alinhados ao setor e ao valores do seu negócio, além de focar no desenvolvimento dos colaboradores. “Nosso maior objetivo é formar e capacitar, reconhecendo o mérito e dividindo conquistas com a equipe”, afirmou. 

 

O simples pode ser tudo  

Ao narrar o início modesto do Origem, inaugurado com 25 lugares e poucos clientes por dia, Lemos enfatizou que o sucesso veio de um trabalho consistente, atenção aos detalhes e comunicação transparente com a equipe. Seu modelo de negócio botequeiro, o Mogiro Boteco, acabou ressaltando o maior desafio para a equipe.  

“O boteco é muito mais difícil nessa história de gastronomia porque trabalha com um volume muito maior de produção e você precisa ser assertivo. Mas, para mim, o simples pode ser tudo, desde que seja bem feito e com procedência.” 

Além de destacar o poder da simplicidade acima de qualquer rótulo ou nome, Lemos destacou suas raízes, memórias e vivências como elementos norteadores.  

“Acho que a gastronomia é tudo, tem alta, média e baixa. Mas eu sou muito fiel ao conceito de afetividade. As minhas referências são sempre da minha vivência, do que eu já passei, aonde eu fui, o que a minha avó e minha mãe faziam”, enfatizou durante a palestra. 

Como mensagem final, o chef aconselhou o público de empreendedores a persistir diante dos desafios e seguir estudando. “Nunca desistam. Capacitem-se, usem as redes sociais de forma estratégica, entendam o mercado e lembrem-se de que uma empresa de sucesso nasce de um coletivo. Gestão e profissionalização são a chave para um negócio duradouro”, encerrou Lemos.  

tags

Assine gratuitamente nossa newsletter

E descubra os segredos dos melhores bares e restaurantes!

Ao enviar seus dados, você concorda com os Termos e Condições e Políticas de Privacidade do Portal B&R.

Relacionados