Entre o sucesso do negócio e o gestor, existe uma equipe inteira de colaboradores. No palco do Academia do Delivery 1, Bia Fraga, consultora de A&B do grupo Mindhub, compartilhou experiências valiosas sobre uma gestão de pessoas que destaca a participação da equipe como fator determinante no sucesso do negócio. “Não existe equipe forte sem liderança presente. Quando você cuida de quem cuida, o resultado vem”, destacou Fraga.
Fraga compartilhou dicas essenciais para nutrir o relacionamento entre a equipe e a gestão, entre eles reconhecimento público. “Se for para criticar, nem tanto, mas se for para elogiar, pode fazer em público”. Além de compartilhar dicas e cálculos práticos para realizar bonificação fixa para a equipe.
“Remunerem de tempos em tempos. Quando você bonifica a cada seis meses ou anualmente, você retém mais. Porque essa pessoa vai esperar chegar a participação dela para ganhar. Então, façam cálculos e pontos de equilíbrio financeiro”, explica a consultora.
Entre erros e acertos na gestão de pessoas
Para somar na conversa, a consultora em A&B, convidou para o palco, o açougueiro, No início, eu centralizei muito as coisas em mim. É uma dificuldade conseguir terceirizar uma coisa que sempre foi feita pela gente.Netãochurrasqueiro e empresário, Domingos Neto, conhecido como Netão, à frente do Grupo Bom Beef Burguers, rede de açougues e hamburguerias. A conversa teve como pauta "Gestão de Pessoas que Funciona: Engajamento e Produtividade".
Entre erros e acertos, o empresário convidado levou suas experiências como gestor para o público. Enquanto o negócio crescia, Netão encontrou uma dificuldade muito comum na trajetória de inúmeros empreendedores: a delegação de tarefas.
“No início, eu centralizei muito as coisas em mim. É uma dificuldade conseguir terceirizar uma coisa que sempre foi feita pela gente. Depois que você repassa essas responsabilidades, você não pode largar essas coisas com as pessoas sem dar um respaldo. Muitas vezes, a gente confia em alguém, vê o talento e o potencial, mas aquela pessoa ainda não está qualificada. Só que a qualificação daquela pessoa é responsabilidade nossa”, afirmou Netão.
Quem vai fazer dinheiro para você, no final, é o timeBia Fraga Para crescer com consistência, antes de ampliar a rede, o empreendedor pontuou a descentralização da figura única e o foco no trabalho coletivo. “Você não cresce se você não tiver pessoas. Primeiro, para você crescer, você precisa olhar para o seu negócio do ponto de vista do cliente. Você precisa cuidar dos processos e você não faz isso sem cuidar de pessoas”.
Com o total de 49 lojas de açougues da rede Bom Beef abertas no Brasil, Netão compartilhou que antes de começar a expansão, depositou a prioridade em conseguir criar bons processos. “A gente investiu muito em processos para que a gente conseguisse elevar o nível de qualidade tão alto que mesmo que a qualidade caísse um pouco, o produto ficasse excelente”, disse ao público.