O guia internacional 50Top Pizza, conhecido por elaborar premiações para os principais destaques do mercado global, anunciou no final de novembro a lista das maiores redes de pizzarias artesanais ao redor do mundo, com três brasileiras no ranking: Bràs Pizzaria (4ª), 1900 (14ª) e a La Braciera (19ª).
O proprietário da pizzaria La Braciera, Daniel Lucco, destacou que o guia respeita o trabalho das pizzarias de rede, que contam com um trabalho diferente em relação a padronização dos processos e manutenção da qualidade.
Em relação ao ranking feito em 2024, a La Braciera apresentou a maior evolução, com 16 posições a mais em relação ao 35° lugar conquistado anteriormente. A casa recebeu também o prêmio especial “Made in Italy”, como forma de reconhecimento aos ingredientes especiais utilizados na produção das pizzas.
A ordem foi divulgada em etapas realizadas em diferentes locais do globo, com o anúncio latinoamericano realizado no Rio de Janeiro, em escala mundial na cidade de Nápoles, Itália, e as principais redes artesanais divulgadas em Londres, Inglaterra.
As 100 melhores pizzarias do mundo
No ranking divulgado com as pizzarias individuais, a bandeira brasileira esteve no pódio com a “Leggera Pizza Napoletana”, de São Paulo, chefiada por André Guidon. A primeira colocação geral ficou com a I Masanielli, comandada por Francisco Martucci, localizada na comuna de Caserta, na Itália.
Estiveram na lista também a pizzaria Ferro e Farinha (33º), do Rio de Janeiro, A Pizza da Mocca (36°), o QT Pizza Bar (36°), a Unica Pizzeria (50°) e a Veridiana (96°), todas de São Paulo.
Em comparação com a premiação do ano anterior, a Leggera Pizza Napoletana registrou um salto de 8 posições, da 11ª para a 3ª colocação, com destaque para a evolução da Ferro e Farinha, que conquistou 56 posições em relação ao último ranking.
Repercussão da premiação entre pizzaiolos
As pizzarias premiadas comemoraram amplamente as colocações conquistadas no ranking publicado pela 50 Top Pizza e agradeceram aos clientes pela marca alcançada.
Para Daniel Lucco, a conquista reafirma os passos firmados pela La Braciera e a continuidade de ascensão, com o trabalho que envolve uma cozinha central e um time administrativo robusto para atender as demandas necessárias, sempre com foco no cliente final.
O CEO da 1900, Erik Momo, em publicação realizada no Instagram, afirmou que a colocação “é muito mais do que um número: é o reflexo do cuidado, da atenção e da paixão que dedicamos a cada pizza, a cada cliente e a cada detalhe da experiência que entregamos em nossas casas”.
Por fim, a Bràs Pizzaria, rede fora da Europa mais bem posicionada no ranking afirmou, também por rede social, que a colocação não é apenas uma conquista de prestígio, significa aderir a um protocolo rigoroso de excelência e integrar um grupo seleto de operações que conseguem aliar tradição, método e consistência em escala.
