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Por que adotar Business Intelligence na gestão de restaurantes?

No caso de bares e restaurantes é possível utilizar dados de vendas, estoque, perfil dos clientes, desempenho dos funcionários e eficiência da operação por meio do BI. Foto: Midjourney

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O Business Intelligence (BI) é uma tendência no setor de bares e restaurantes. Entenda como ele pode ser aplicado e quais as vantagens

Redação B&R 28/05/2024 | 17:05

O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta poderosa utilizada por diversas empresas para transformar dados em insights valiosos. Ao aplicar BI em restaurantes, os gestores podem embasar suas decisões em dados confiáveis e traçar estratégias mais eficazes para impulsionar o crescimento do negócio. 

Neste artigo, veja alguns exemplos de aplicações do BI em restaurantes e conheça suas principais vantagens. Acompanhe! 

O que é Business Intelligence (BI)? 

O Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência de Negócios, é um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para organizar, analisar e interpretar dados de diversas áreas de uma empresa. No caso de bares e restaurantes, por exemplo, é possível utilizar dados de vendas, estoque, perfil dos clientes, desempenho dos funcionários e eficiência da operação. 

O principal objetivo do BI é fornecer uma visão completa do negócio, revelando tendências, padrões, oportunidades e riscos. Assim, a gestão pode tomar decisões baseadas em dados, traçar estratégias mais eficazes e priorizar ações para obter os melhores resultados. 

Business Intelligence na gestão de restaurantes 

Mais comum no meio corporativo e na indústria, o Business Intelligence ainda é pouco explorado por bares e restaurantes. No entanto, com o avanço da digitalização no setor, a tendência é que mais negócios aproveitem o potencial dessa ferramenta. 

A partir dos dados gerados durante a operação do restaurante — registrados nos sistemas PDV e ERP, por exemplo —, o BI oferece relatórios detalhados e dashboards com gráficos legíveis. Assim, a gestão tem maior facilidade para interpretar as informações e pode promover ações de melhoria com mais agilidade. 

Alguns exemplos de como o BI pode ser aplicado em restaurantes são: 

  • Analisar o tíquete médio por cliente por dia da semana, horário e canal de venda (delivery, balcão, salão) para identificar oportunidades de aumento de receita; 
  • Comparar o custo de produção com o preço de venda de cada prato para encontrar itens com margem de lucro baixa que podem ser reformulados ou eliminados do cardápio; 
  • Monitorar o tempo médio de espera dos clientes por mesa, tempo de preparo dos pratos e tempo de atendimento para descobrir gargalos nas operações e implementar melhorias; 
  • Analisar o perfil dos clientes por faixa etária, sexo, renda e localização para criar ofertas personalizadas e direcionar campanhas de marketing; 
  • Acompanhar a taxa de retorno dos clientes para verificar quem são os clientes mais fiéis e oferecer benefícios exclusivos para eles. 

Essas são apenas algumas das possibilidades de análises e ações que podem ser feitas a partir do BI. Elas demonstram como o restaurante pode se tornar muito mais competitivo no mercado, uma vez que a gestão pode contar com informações relevantes para direcionar o negócio e estar sempre à frente dos concorrentes. Saiba mais sobre essa e outras vantagens a seguir! 

5 vantagens do BI para restaurantes 

Há diversas vantagens em investir em Business Intelligence no seu restaurante. Entre as principais estão: 

Mais visibilidade e controle do negócio 
A gestão pode acompanhar os dados por meio de dashboards com gráficos fáceis de interpretar. Assim, não perde nenhum aspecto de vista e tem mais controle da operação. 

Melhor tomada de decisões 
Com base em dados confiáveis, relatórios detalhados e análises aprofundadas, a gestão abandona o “achismo” e consegue tomar decisões mais assertivas. Além disso, também ganha agilidade e pode melhorar o desempenho do negócio mais rapidamente. 

Aumento na lucratividade 
Como o BI fornece análises detalhadas de cada um dos aspectos do negócio, a gestão pode realizar ações pontuais em diferentes frentes para aumentar a lucratividade: aumento das vendas, eliminação de desperdícios e perdas, redução de custos, fidelização de clientes, entre outras. 

Mais previsibilidade 
A partir de dados históricos do restaurante, as ferramentas de BI são capazes de prever tendências, padrões e sazonalidades. Com isso, a gestão pode aproveitar as oportunidades e se preparar para encarar desafios e evitar riscos. 

Comprovação de resultados 
As análises de BI também servem para demonstrar resultados e projeções a stakeholders, investidores e parceiros. Com os dados em mãos, a gestão tem mais transparência e confiabilidade nas negociações. 

O BI é um investimento que se traduz em resultados concretos para restaurantes. Para isso, no entanto, é preciso coletar dados confiáveis e contar com ferramentas de análises de dados especializadas. Dessa forma, é possível acelerar o crescimento do negócio e se destacar no mercado. 

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