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Como usar ferramentas do Google para alcançar mais clientes?

Leandro Esposito, Diretor de Parcerias do Google, em palestra durante o 37º Congresso Abrasel, em Brasília. Crédito: Johnie Mello

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37º Congresso da Abrasel abordou como as ferramentas digitais do Google podem fazer as pessoas escolherem o seu restaurante.

Yasmim Paulino 13/08/2025 | 16:26

Em meio à tantas ferramentas digitais, o relacionamento com o cliente não se resume mais apenas no contato direto do atendimento. “Todos os meses alguém entra naquela caixinha e pergunta alguma coisa relacionada à restaurante. E no Brasil, isso cresce 99% ao ano”, revelou Leandro Esposito, Diretor de Parcerias do Google, à respeito da barra de buscas que tem o potencial de responder as nossas dúvidas instantaneamente.  

Há tempos, o Google tem se tornado um grande canal de relacionamento e vendas para bares e restaurantes ao redor do mundo. Segundo Esposito, "o brasileiro é um dos consumidores mais conectados do mundo” e isso é uma oportunidade e tanto para quem quer vender.  

“Em média, a gente passa 10 horas por dia conectado. Isso é bem próximo da média mundial. E a gente é 10% mais conectados no uso de aplicativos”, destacou.  

De acordo com o representante da multinacional, o objetivo da empresa é facilitar as buscas para o usuários com o mínimo de esforço possível. Ou seja, quanto mais detalhes sobre o negócio tiver disponível online, mais pessoas ele alcança.  

Fotos do cardápio, localização, contato, descrição do espaço: essas são informações básicas que respondem as principais perguntas do consumidor e influenciam no momento da escolha. “Você coloca o seu menu, o link do seu Whatsapp para caso o seu consumidor queira ter contato com você. Como você coloca o seu endereço, seu consumidor pode traçar uma rota direto pra lá ou dentro da busca”, destacou Esposito.  

 

Novidades sobre IA  

Durante a apresentação, Esposito ainda compartilhou com o público quatro novidades da Google com o uso de IA disponíveis para uso gratuito. A primeira nova ferramenta facilita a atualização do cardápio dentro do Perfil do Negócio no Google Empresas.  

“Não é a experiência mais legal do mundo você ficar lá no celular digitando o cardápio inteiro então a gente construiu uma funcionalidade com inteligência artificial que lê a foto do seu prato, extrai a informação e já coloca disponível como cardápio”.  

A nova funcionalidade transcreve um cardápio dentro do Google Empresas para o gestor a partir das fotografias disponibilizadas dos pratos.  

O palestrante ainda apresentou o chat do Gemini, IA desenhada para ser um assistente capaz de aprofundar conversas e resolver desafios por meio de chat. Uma outra nova  ferramenta citada e não tão divulgada, segundo Esposito, é o NotebookLM, ferramenta de IA que analisa conteúdos diversos.   

“É o seu modelo de linguagem pra analisar grandes volumes de documentos, que você coloca e pode conversar e discutir. Já vi casos de uso incríveis como o que a gente fez aqui, pegando um estudo da relação entre o mundo LGB, colocamos aqui e começamos a ter insights específicos sobre o mercado. Como é que o mercado tá o mercado tá crescendo ou caindo e quais são as áreas que crescem mais rápido que outras”, descreveu o convidado do Congresso.  

A quarta e última tecnologia apresentada ao público foi a Veo3, uma funcionalidade que agora também transforma fotos em vídeos. Enquanto mostrava um pequeno vídeo em que apresentava um prato quente a ponto de sair o vapor. “Esse vídeo nunca existiu e foi construído com o Veo3 animando uma foto do prato original”, disse Esposito.  

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