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Entenda o comportamento dos consumidores em pesquisa realizada pela Abrasel e Sebrae

Pesquisa aponta que o principal aspecto que leva os consumidores a escolherem bares e restaurantes é a limpeza, em 32,4% dos casos. (Foto: Amina/Pexels)

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Resultado da pesquisa sobre comportamento dos consumidores no setor de alimentação fora do lar mostra preferência de consumo de mais de 6 mil pessoas em 60 cidades brasileiras.

Redação B&R 11/01/2024 | 15:01

Em parceria estratégica, Abrasel e Sebrae unem forças para entender os hábitos e preferências dos consumidores em pesquisa realizada no último ano. Ao todo, foram ouvidas 6.351 pessoas presencialmente em todo o Brasil. A pesquisa teve condução do instituto Vox Populi. 

A ideia foi mapear as preferências dos consumidores em nove eixos de atuação dos bares e restaurantes, mostrando quais são os critérios mais importantes. Foram analisados temas como:

  • Atendimento;
  • Conservação/Higiene;
  • Ambiente;
  • Preço/Pagamentos;
  • Segurança;
  • Acessibilidade;
  • Marketing;
  • Delivery; e
  • Economia Circular. 

O que é importante para a escolha de estabelecimento? 

De acordo com a pesquisa, o principal aspecto que leva os consumidores a escolherem bares e restaurantes é a limpeza, com um percentual de escolha de 32,4% dos casos. O segundo aspecto crucial na hora da escolha do bar ou restaurante é a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes, com percentual de 17% dos casos. 

Seguindo os dados, em 12,4% dos casos, os clientes optam por um estabelecimento baseado no ambiente do bar ou restaurante. Para os consumidores, a escolha diz respeito a estar em um ambiente agradável, confortável e bonito; a junção dos fatores causa um prazer e bem-estar de ir até o local. 

Ainda, os consumidores direcionam suas preferências para locais em que não apenas apreciam a variedade e preparo dos pratos, mas também onde os alimentos são percebidos como saborosos. Ao todo, cerca de 10,3% dos casos foram avaliados nessa função. 

Comportamento do consumidor e o preço 

A consideração do preço revela-se como um elemento que, embora não seja imediatamente priorizado, desempenha um papel significativo na tomada de decisão. 

Esse critério é enfatizado em aproximadamente 7,2% das avaliações, indicando que os clientes, mesmo após apreciarem os pontos anteriores, valorizam a oportunidade de pagar menos por uma experiência gastronômica satisfatória. 

Em um novo estágio, os consumidores dedicam sua análise à qualidade dos produtos oferecidos pelo estabelecimento, o que representa 4,7% das considerações. 

Localização 

A localização é considerada significativa em apenas 4,4% dos casos, com ênfase na proximidade em relação à residência ou local de trabalho, juntamente com a segurança da área. 

A recomendação do ambiente é relevante em apenas 2,1% dos casos, com a maioria dos consumidores preferindo locais recomendados por conhecidos devido à segurança e qualidade da comida. 

Cardápio 

Já a variedade do cardápio tem contribuição mínima na escolha, sendo importante para cerca de 2% das avaliações, principalmente para proporcionar opções de escolha e novas experiências gastronômicas. 

Por outro lado, a agilidade na recepção e entrega dos pratos é crucial para apenas 1,5% dos casos, com os clientes valorizando não apenas a eficiência, mas também ambientes onde não são obrigados a permanecer por longos períodos. 

Critérios de menor relevância incluem a notoriedade do local (1%) e a presença de espaços destinados a crianças (0,9%), destacando aspectos específicos que influenciam as escolhas dos consumidores em contextos distintos. 

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