Proprietário de um restaurante em Campinas, São Paulo, Matheus Mason viu seu negócio entrar em crise quando perdeu vários funcionários em um curto período, inclusive, o seu irmão, que precisou se afastar para cuidar da saúde mental. Foi neste momento que ele começou a introduzir a inteligência artificial: quando precisou contratar mão de obra rápido. Essa decisão, porém, revolucionou a gestão no seu negócio. A experiência foi compartilhada por ele durante a palestra “IA aplicada ao dia a dia”, realizada no Fórum B&R, nesta quarta-feira (28/05).
“Em duas semanas, contratamos seis novos cozinheiros. Fazer a análise de tantos currículos e a seleção era humanamente impossível, e foi quando a IA entrou como solução”.
Ele usou o ChatGPT para criar descrições de cargo, anúncios de vaga no LinkedIn e até planos de carreira. “A IA automatizou a triagem de currículos, alinhando cada candidato com os valores da empresa e indicando tópicos para abordar durante o período de experiência”, explicou.
Surpreendido com o resultado, Mason passou a investir em conhecer mais sobre a ferramenta e entender quais as formas de incorporá-la no dia a dia do seu restaurante. Se antes, o ChatGPT era aliado somente no escritório, agora, ele também virou um importante utensílio na cozinha do Benedito Restaurante.
“Gravamos o áudio das cozinheiras e enviamos para o ChatGPT padronizar as fichas técnicas das receitas. A partir disso, criamos uma automação em que, no dia seguinte à contagem de estoque, o sistema já indica as quantidades necessárias, ajustando automaticamente quando há variação na produção. Isso otimiza compras e evita desperdícios, facilitando o controle financeiro”, disse.
Inteligência Artificial no relacionamento com o cliente
Outro desafio vivenciado por Mason em seu restaurante era a necessidade de se relacionar com os clientes nos canais digitais, de uma forma mais assertiva.
“Antes, o consumidor enviava mensagens fora do horário de atendimento pedindo reserva, não recebia retorno, e deixávamos escapar conversão. Agora, a IA faz o primeiro atendimento, batendo papo com o cliente, sugerindo os pratos, e direciona o cliente para um atendente humano quando necessário. Além disso, também desenvolvemos uma automação em que a própria IA já insere a reserva no nosso sistema a partir da troca com o consumidor”, explica.
Tornar a IA uma aliada na gestão do negócio no dia a dia, é desafiador, mas Mason finalizou sua participação no Fórum B&R com algumas dicas:
“Acordo cedo para estudar e treinar as ferramentas. É essencial escolher a versão paga do da IA que você tem mais familiaridade para extrair o máximo da tecnologia. Para quem pensa em começar, o conselho é claro: “Identificar gargalos no negócio, compartilhar os desafios com a IA e evoluir com discussões e aprendizado constante com outros gestores”.