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4 sinais de que a má climatização te faz perder clientes

A climatização de bares e restaurantes com um sistema adequado é uma estratégia de negócio. Foto: Pexels

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A climatização em bares e restaurantes é peça-chave na produtividade do seu negócio. Saiba o que prejudica o seu sistema.

Redação B&R 06/09/2025 | 16:41

A climatização de muitos bares e restaurantes ainda opera com equipamentos ultrapassados, que já não acompanham as demandas atuais do mercado. O prejuízo, embora silencioso, é real: equipamentos ineficientes aumentam custos operacionais, reduzem o conforto de funcionários e clientes e comprometem diretamente a experiência de quem frequenta o espaço. 

“Há empresas que ainda enxergam a tecnologia como um gasto. Mas, na prática, ela é um motor de crescimento quando está no modelo certo”, comenta Mateus Orsini, CEO da Vulp Air, referência nacional em climatização inteligente por assinatura.

A seguir, veja os principais sinais de que o seu sistema de climatização pode estar prejudicando o seu negócio:

1 - Os clientes não param de reclamar

A experiência dos clientes é um verdadeiro termômetro para bares e restaurantes. Se existem reclamações sobre calor, frio excessivo ou ambientes abafados, é preciso se atentar a este problema. Um sistema de climatização eficiente garante conforto térmico mesmo nos dias mais críticos, distribui o ar de forma uniforme por todo o espaço e aumenta o tempo de permanência dos clientes, contribuindo diretamente para melhores resultados no faturamento. Um bom sistema precisa funcionar bem todos os dias, especialmente nos mais desafiadores.

2 - Manutenções sem fim

Paralisar toda a operação do restaurante para consertar um aparelho toda semana não é normal. A manutenção corretiva constante mostra que o sistema já está ultrapassado. Além dos custos, ela compromete a rotina da cozinha, do salão e dos clientes, criando uma sensação de insegurança para quem frequenta o espaço.

Entre viver de apagar incêndios na gestão ou ficar livre para poder gerir estrategicamente o crescimento do negócio, optar por um modelo com suporte preventivo pode ser o diferencial. “Uma falha térmica pode comprometer não apenas o ambiente, mas a confiança do consumidor. O que oferecemos é mais do que refrigeração, é uma camada de segurança para o negócio", explica o CEO da Vulp. 

3 - Equipamentos obsoletos

Equipamentos de sistemas de climatização antigos são como celulares de outra década: funcionam, mas não entregam a performance esperada. Consomem energia mais do que deveriam, apresentam maior desgaste, exigem manutenções constantes e não oferecem recursos de controle e monitoramento inteligente. Em um mercado tão competitivo, contar com um sistema de climatização moderno é parte fundamental para o bom funcionamento de bares e restaurantes.

4 - Conta de luz imprevisível

Sistemas antigos ou mal calibrados consomem muito mais energia para entregar um desempenho médio. Segundo Orsini, um equipamento obsoleto pode gastar mais do que um modelo atual e bem regulado - isso significa menos previsibilidade nas contas mensais e mais pressão sobre a margem do negócio. “A eficiência energética e a climatização precisam ser pensadas como parte da estratégia do negócio — e não apenas como infraestrutura”, comenta Orsini.

Má climatização pode afastar seus clientes

Se você identificar algum desses sinais no seu restaurante, é a hora de reavaliar a climatização do seu espaço. Modelos inteligentes por assinatura, como o da Vulp Air, permitem a contratação da climatização por meio de uma mensalidade fixa, com acesso a serviços completos com a instalação, manutenção preventiva, automação e a certificação. Entre os principais benefícios estão a redução de custos operacionais, menor custo de caixa, adequação às normas técnicas e ganhos reais de eficiência energética.

Como resume Orsini, “Tecnologia não é só equipamento. Acreditamos que o futuro de estabelecimentos como bares e restaurantes está no acesso inteligente a serviços no qual tecnologia, automação e gestão caminham juntas para garantir eficiência, sustentabilidade e competitividade. Climatizar é preciso. Complicar, não”, conclui o CEO da Vulp Air. 

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