Existem inúmeras maneiras de ser uma pessoa criativa, seja no trabalho, em atividades domésticas ou de lazer. Mas quando o assunto é liberdade criativa na cozinha, Jimmy Ogro defendeu a ousadia e o ato de reciclar ideias passadas.
O chef iniciou sua relação com a criatividade como publicitário e designer. Mas há anos tem se destacado como uma das figuras mais icônicas do cenário gastronômico nacional como chef e comunicador gastronômico. Na TV Globo, Ogro divide as telas com Ana Maria Braga, viajando o Brasil há mais de 12 anos como repórter gastronômico no programa Mais Você.
“A TV me trouxe exposição, me deu um caminho alternativo pra dentro da cozinha profissional e hoje eu trabalho e vivo disso”, contou ao público do evento.
A intimidade com a culinária veio de uma relação de infância, aprendendo a cozinhar com a mãe e avó. "A minha vida pessoal se constrói dentro da cozinha e eu tenho grande consciência de que a pessoa que eu sou hoje, meu caráter, minha personalidade, tudo o que eu penso e gosto vem por causa dessa cozinha", afirmou.
Nesse cenário atravessado pela curiosidade das misturas da cozinha, Ogro decidiu unir duas grandes habilidades: a criatividade da publicidade e a paixão pela culinária.
Guarde suas boas ideias
Segundo mitologias europeias, o Ogro é uma criatura que não cozinha os alimentos antes de comer. Inspirado na história da criatura, o chef construiu um dos seus projetos mais populares como comunicador gastronômico. O canal no Youtube, Ogrostonomia, com mais de 350 receitas disponíveis, se propõe o desafio de que “qualquer um pode cozinhar” e de que “todo mundo pode fazer uma comida boa de verdade”, defendeu Jimmy Ogro.
“Você vai descobrir que o ogro é o único personagem mitológico que não cozinha. Quando ele mata, ele come cru. E se a gente pudesse provar que um ogro consegue cozinhar, automaticamente está provado porque todo mundo tem essa capacidade. Concorda?”, provocou ao público presente.
Manusear as próprias ideias e a criatividade na cozinha é uma tarefa que exige um exercício de experiência. Ogro destacou uma ânsia coletiva das pessoas sempre estarem buscando inspiração e brigando com a própria criatividade, refletindo que “muitas vezes, a criatividade está em um segundo olhar”. Ainda se inspirando em provocações, Ogro perguntou ao público: “Você já teve milhões de ideias na sua vida, por que você não olha pra trás?".
“Criatividade também está em concentrar sua energia em fazer algo que você realmente seja bom”, destacou.
Para o palestrante, a maioria das pessoas desperdiça a possiblidade de avaliar as ideias antigas. “Acho fundamental a gente revisitar coisas que a gente deixou pra trás que, às vezes, não tinha capacidade, não tinha técnica ou ainda não tinha conhecimento suficiente pra trabalhar aquilo", refletiu Ogro.
Sem medo de se reinventar
Com senso de humor e interesse em reinventar receitas gastronômicas, Ogro compartilhou pratos que revelam a sua identidade e ousadia. “Eu via o prato pronto na minha cabeça e usava o que eu sabia fazer na cozinha pra fazer ficar do jeito que eu pensei”, destacou.
Hambúrguer de carne suína com ingredientes inspirados em drinks populares como mojito, bloodymary e o famoso quentão, popular nas festas juninas brasileiras fizeram parte da apresentação. Outra reinvenção criativa com assinatura de Ogro foram o carpaccio de lombo suíno e moqueca com carne de porco. Considerado embaixador da carne de porco, a carne do animal está presente em boa parte de suas criações, sejam gastronômicas ou nos negócios.
À frente de restaurantes como Burguertopia e PizzaiOgro, o chef levou aos participantes do Congresso Abrasel, uma última provocação inspirada em sua trajetória. “Se deem o direito, estudem, pesquisem. Procurem diversão no que vocês fazem”, sugeriu o chef. Para ele, parte do processo criativo está em se divertir fazendo o seu trabalho todos os dias.