Na corrida do delivery no Brasil, as plataformas de entrega vêm adotando estratégias para conquistar o público e garantir seu espaço no mercado. Nessas ações de consolidação, o uso de cupons no delivery se mostra como uma das principais ferramentas na atração de clientes. Embora sejam um forte atrativo para o consumidor, os cupons de desconto demandam uso criterioso por parte dos donos de bares e restaurantes, justamente para não colocar em risco a sustentabilidade do negócio.
A pergunta que atravessa o mercado é direta: é possível usar cupons no delivery e ainda assim garantir um faturamento sustentável? A resposta passa longe de soluções mirabolantes. Ela envolve dados, precificação, disciplina financeira e uma leitura menos imediatista do negócio.
Adesão aos cupons com estratégia
Nessa disputa do mercado de delivery, plataformas como Keeta e 99Food apostaram em estratégias agressivas em relação aos cupons. A Keeta, da chinesa Meituan, oferecere até R$ 200,00 em descontos; já a 99Food adota cupons que somam até R$99,00.
É bom reforçar que a utilização dos cupons não é uma ação impositiva para os bares e restaurantes que fazem o uso das plataformas de entrega. De acordo com a Keeta, por exemplo, o negócio pode decidir entrar ou não na campanha.
Ao pensar nos donos de bares e restaurantes, a Keeta vê o uso de cupons no delivery como uma estratégia positiva para os negócios do mercado de alimentação fora do lar. De acordo com o vice-presidente de parcerias estratégicas da Keeta Brasil, Danilo Mansano, a utilização dos cupons – se bem planejada – pode levar, inclusive, o crescimento das operações.
“Os cupons fazem parte de uma estratégia mais ampla de crescimento sustentável para bares e restaurantes, orientada por dados e pelas necessidades de cada operação”, Danilo Mansano.
A visão de Mansano se aproxima da experiência de Pedro Facchini, proprietário da Sliders Hamburgueria, em São Paulo. A operação, que também atua no delivery, utiliza cupons de desconto de forma recorrente. Entre os principais motivos para aderir aos cupons no delivery, Facchini afirma que a intenção central era aumentar o volume de pedidos na casa.
Como estratégia para garantir a sustentabilidade no uso dos cupons, Facchini, expõe que mantém o CMV dos produtos sempre atualizado, com base na ficha técnica de cada receita. Assim, o empreendedor ativa campanhas que podem encantar o cliente, mas garantir que as ações mantenham a margem mínima do negócio de forma saudável.
Para Mansano, existem riscos para bares e restaurantes que não adotam um planejamento bem elaborado na utilização de cupons no delivery. Aqui, para garantir a sustentabilidade do negócio, a ideia é analisar os dados da operação antes de utilizar a estratégia de forma deliberada.
“Quando calibrados com dados sobre operação, margem e comportamento do consumidor, os cupons ajudam a aumentar pedidos e fidelizar clientes, transformando-se em uma ferramenta de crescimento sustentável no médio e longo prazo”, afirma Mansano.
Facchini ainda reforça que não calcular todos os custos embutidos nas operações é um erro comum na adesão aos cupons no delivery. Para ele, “faturamento é ego, o que vale é o lucro”.
- Por que 2026 será o ano do ajuste de contas para bares e restaurantes
- Delivery mais rápido: quais os limites entre promessa e execução?
- Gestão ancestral: como a identidade e as raízes fortalecem restaurantes
- Como estimular sua equipe a vender mais espumantes no fim do ano
- O que esperar de 2026: confira as tendências para bares e restaurantes
Fidelização e comportamento dos clientes
A adesão ao uso de cupons pode impactar na escolha final do cliente. Consumidores mais sensíveis a preço podem ser captados através de descontos; a ação pode apoiar a expansão do negócio e fazer com que a marca, em um primeiro momento, seja conhecida por novos públicos.
Para Mansano, caso a ação seja traçada com foco na experiência, confiabilidade da entrega e consistência ela pode atingir efeitos positivos para o negócio como a fidelização do público.
Nesse sentido, Facchini afirma que o uso recorrente de cupons auxiliou na chegada de um novo público que se tornou fiel. No entanto, destaca que é preciso ficar atento em relação à corrida entre as plataformas de entrega. A ideia do empreendedor é aprender a se beneficiar do que cada aplicativo tende a oferecer aos donos de bares e restaurantes.
Os cupons não são, por si só, vilões nem salvadores. Na prática, eles tendem a amplificar a forma como o negócio já é gerido: quando há controle financeiro e estratégia para garantir sustentabilidade e fidelização, podem apoiar o crescimento; na ausência desses fatores, podem acelerar a perda de margem.
A B&R entrou em contato com a assessoria das principais plataformas de delivery do país. Em resposta, o iFood optou por não se posicionar sobre o tema desta matéria.
