Mais que um aplicativo para conectar familiares e amigos, o WhatsApp tornou-se uma ferramenta de trabalho essencial para o mercado brasileiro. Na manhã desta quinta-feira (29/05), Guilherme Horn, Head de WhatsApp, compartilhou com os participantes do Fórum B&R 2025 ensinamentos importantes sobre o uso da plataforma como ferramenta de negócios.
“No Brasil, a intensidade com que usamos o WhatsApp é algo sem paralelo no resto do mundo”, conta Horn. Com tamanha presença no mercado nacional, a plataforma de mensagens é uma grande fonte de oportunidades para empresários que desejam atingir seus clientes de maneira certeira.
O executivo relembrou uma pesquisa da Abrasel, divulgada em março de 2025, que aponta que mais de um quarto dos ganhos com entrega de comida já provém de pedidos feitos pelo aplicativo.
Atualmente, mais de 3 bilhões de pessoas utilizam a plataforma globalmente, e o Brasil se destaca na usabilidade, liderando em envio de mensagens, participação em grupos, publicação de status e outras funcionalidades. Horn destaca: “Em todos os números desse tipo, o Brasil está na liderança”.
Além disso, o Head de WhatsApp ressalta que o povo brasileiro chama atenção não apenas pela intensidade, mas também pela criatividade e inovação no uso do aplicativo. Ele revelou que muitas funções hoje disponíveis, como enviar mensagens para si mesmo e a transcrição de áudio nativa, surgiram a partir do modelo de uso dos brasileiros.
WhatsApp é oportunidade para Bares e Restaurantes
Para Horn, “a criatividade do brasileiro representa um grande diferencial”, gerando uma grande oportunidade tanto pelo volume de uso quanto pela capacidade de inovar.
“O WhatsApp é uma plataforma que as pessoas usam diariamente”, afirma Horn, explicando que, em contraste, 35% dos demais aplicativos não são abertos pelos usuários há pelo menos seis meses. Isso reforça a importância de estar atuante no aplicativo.
“Qual plataforma o usuário abre todos os dias? O WhatsApp. Isso representa uma grande oportunidade para todos vocês. As pessoas querem falar com as empresas, com as marcas, da mesma forma que falam com sua família e amigos”, salienta o executivo.
Assim, ele explica que essa mudança, impactada por diversos fatores e impulsionada pelo consumidor, é a que causa maior impacto, evidenciando que “empresários de bares e restaurantes não podem ignorar isso”.
Ao finalizar sua palestra, Horn orientou que o uso da ferramenta seja consciente e cuidadoso. Ele deu a dica para que empresários utilizem o WhatsApp de modo relevante e conveniente, proporcionando uma boa experiência aos clientes.
Ou seja, não causar “spam” com mensagens indevidas, pois, como enfatizou, o WhatsApp “é muito precioso para o brasileiro hoje. Nós precisamos usar com cautela. Tudo o que você fizer precisa ser relevante e conveniente”, finalizou.