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Como construir desejo através dos canais digitais?

Muita gente não se prepara e só empreender na operação achando que o negócio já vai performar. Mas se esquece que antes vem a marca”, diz Huguinin. Foto: Danilo Viegas

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Para Vanessa Huguinin, do Food-se, é preciso que os empresários percebam cada vez mais que o cliente se conecta e compra por sentimento

Danilo Viegas 06/08/2025 | 14:50

Na Academia do Delivery, Vanessa Huguinin, fundadora e diretora de estratégia no Food-se, fez com que o público levantasse o celular a cada slide apresentado. Especialista em branding, Vanessa desmistificou vários termos ao mostrar que a diferenciação da marca importa, e muito! 

Para a estrategista digital, é preciso que os empresários percebam cada vez mais que o cliente se conecta e compra por sentimento. “Muita gente não se prepara e só empreender na operação achando que o negócio já vai performar. Mas se esquece que antes vem a marca”, diz. 

"Do prato à embalagem, a estética importa. Comemos com os olhos. Para não ser o mais barato, você precisa ser o mais criativo. Branding é sobre isso: ser autêntico para se tornar autoridade", completa. 

Comida é o novo comportamento

Branding é sobre ser autêntico para se tornar autoridade; por isso, é importante os empresários entenderem quais são as verdades de suas marcasVanessa HuguininPara Vanessa, estamos falando com um público cada vez mais exigente. “As pessoas se preocupam cada vez mais da de onde vem o que comem, quem fez e a saudabilidade do alimento, por isso comida pode ser considerada o novo comportamento”. Se antes essa percepção vinha pela moda, hoje vem pelo estilo de alimentação e restaurantes que as pessoas frequentam. “Comida é assunto em qualquer canto. Hoje você é percebido pelo que come”. 

O grand finale ficou por conta de doze dicas para que empreendedores possam construir marcas valiosas. Eis abaixo o ouro de Vanessa Huguinin:

12 ingredientes para o empreendedor construir sua marca, por Vanessa Huguinin 

  1. True telling: a importância de se buscar as verdades da marca, seja ingredientes, seja o time interno, construir um storytelling baseado nas verdades da marca;
  2. Comfort food: marcas devem dialogar através da emoção. Comida é sensorial, afetivo. Marcas cada vez mais se comunicando com menos marcas e mais sentimentos;
  3. Smart choice: venda valor, não preço. Trabalhe para que seus clientes te procurem por ser o melhor e não o mais barato;
  4. Catch the clients: a marca vai atrás do cliente. E isso pode ocorrer dentre diversas inovações: pop up store/eventos/concept truck/catering;
  5. Persona: estar atento à pluralidade de personas e públicos. É preciso olhar o comportamento. O consumidor envelhece e leva sua marca junto, não tenha medo de inovar;
  6. Rechear de significados: simplicidade não de simplório, mas de “menos complexo”. Dialogar por sensações e sentimentos;
  7. Experiências sensoriais: o restaurante The Fat Duck ofereceu uigirm prato acompanhado de um iPod para que os clientes pudessem ouvir o barulho do mar enquanto degustavam os peixes;
  8. Buzz na cozinha: para gerar buzz, é preciso ser ímpar. Colocar personalidade no prato. Um estilo, algo que o torne diferente, único e seja facilmente reconhecido entre muitos como pertencente àquela mente criadora
  9. Propósito: 51% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais por uma marca que tenha propósito;
  10. Ninguém quer café frio: a palavra tendência não existe mais. Tudo muda muito rápido. Os códigos mercadológicos e comportamentos mudam em um piscar de olhos;
  11. Amigos para inspirar e não marcas para comprar: as marcas estão cada vez mais vivas e humanizadas. Por isso, elas precisam estar presentes e conectadas para serem relevantes em um meio, na mesma lógica de relação entre pessoas;
  12. Visual content: a categoria de food service é altamente visual. O visual impacta, emociona, sem exigir muito esforço. Se queremos humanizar uma marca, temos que saber como vendê-la de forma visual em cada detalhe da apresentação. 

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