Em um mercado competitivo como o de bares e restaurantes, encontrar uma fórmula para se destacar é o grande desafio quase que diário. Em Belo Horizonte-MG, o Quinteiro Bar, comandado pelos sócios André Calixto e Vinícius Duarte, encontrou seu caminho não apenas ao servir boa comida e bebida, mas ao construir uma comunidade engajada e fiel.
Em bate-papo com Danilo Viegas para o podcast "O Café é a Conta", eles revelaram como a autenticidade se tornou a principal ferramenta para lotar a casa, especialmente nos dias de menor movimento.
O ponto de partida, segundo os sócios, foi encarar os dias de semana como um desafio financeiro. Em vez de recorrer a promoções genéricas de "compre um, leve dois", que consideram uma estratégia saturada, eles buscaram soluções que tivessem a ver com sua própria verdade e com o público que desejavam abraçar.
"Veio de duas necessidades. Uma é financeira, porque a gente entendeu os dias de semana como um desafio. E a gente veio dessa oportunidade, a gente começou a pensar em coisas que a gente podia fomentar dentro da possibilidade de espaço que a gente tem", explica Duarte.
Eventos com propósito
A solução foi criar eventos que, além de atrair público, reforçassem a identidade do bar como um espaço de acolhimento e diversidade. Assim nasceram o "Mariconight" – um bingo descontraído que virou uma "balada sentada 30+" – e o "Cinema no Boteco".
Esses eventos não só resolveram o problema dos dias parados, como criaram um público cativo. "A gente criou, realmente, a comunidade do Mariconight. Todo mundo já está acostumado a vir no bingo e já fica esperando, pedindo a próxima data", conta Calixto.
A principal dica dos empresários para quem quer seguir um caminho parecido é clara: não force uma identidade que não é sua. "Não adiantaria chegar aqui dois caras héteros e querer fazer um Mariconight. Não ia funcionar", pontua Calixto. A autenticidade é o que gera a conexão verdadeira com o cliente e faz com que a estratégia prospere.
Chaves para gerar comunidade para seu bar
Essa autenticidade transborda para a comunicação digital. Com quase 30 mil seguidores no Instagram, o Quinteiro cresceu de forma orgânica, sem investir em tráfego pago, relatam os sócios. A estratégia é produzir conteúdo que reflita o espírito descontraído do bar, com os próprios donos dando as caras.
Ninguém quer entrar no Instagram e achar uma revistinha do supermercado, onde só tem produto. Elas querem enxergar muita coisa Vinícius Duarte"Ninguém quer entrar no Instagram e achar uma revistinha do supermercado, onde só tem produto. Elas querem enxergar muita coisa", afirma Calixto. Para eles, o humor e a personalidade no digital criam um relacionamento, transformando seguidores em "amigos" do bar.
No entanto, eles alertam: não basta replicar o que está em alta. "É saber o que a gente é e saber quem que você quer atrair. Não é tudo o que está bombando que funciona para você", aconselha Duarte.
Um espaço para todos
Segundo os empresários, a estratégia, desde o cardápio até a decoração, é pensada para que todos se sintam bem-vindos, um grupo de amigos, chá de bebê e comemoração de aniversário.
"Quando a gente nicha demais, a gente meio que exclui um outro grupo", reflete Duarte. Essa abertura é fundamental para a sustentabilidade do negócio, furando a bolha e garantindo um público diverso.
O treinamento da equipe, majoritariamente composta por pessoas da comunidade LGBTQIAP+, também é um pilar. O objetivo é garantir um ambiente de trabalho seguro e um atendimento que faça com que cada cliente, independentemente de quem seja, se sinta respeitado e acolhido.
Quer saber todas as dicas de como aumentar o movimento no seu negócio? Assista ao episódio #116 do podcast e aprenda com os donos do Quinteiro Bar.