Entrar em um bar ou restaurante é mais do que apenas uma experiência gastronômica. Geralmente, é um momento para relaxar, aproveitar uma boa refeição e, de preferência, sentir-se confortável por todo o ambiente ao seu redor. A música para restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar é uma parte importante para encantar os clientes.
Para alguns, o uso da música é apenas um detalhe. Contudo, ela tem um papel significativo em persuadir e induzir o comportamento dos consumidores.
Isto é, a utilização de determinada sonoridade impacta indiretamente o faturamento de estabelecimentos. Afinal, músicas podem ser um quesito de atratividade, o que faz clientes ficarem mais tempo consumindo ou influenciando em uma rotatividade maior.
As trilhas sonoras para bares e restaurantes desempenham um papel fundamental para criar uma atmosfera agradável e cativar os clientes. Ou seja, a lista de reprodução certa pode mudar completamente a percepção do cliente sobre um local, é o que diz pesquisas e especialistas do mercado.
Música em números
Segundo dados apresentados pela SoundTrack, empresa americana especializada em desenvolver listas de reprodução adequadas a variados tipos de negócios, a escolha correta de música pode aumentar o tempo de permanência, incentivar retornos e elevar os gastos dos consumidores.
Os dados da empresa mostram que a música ambiente influencia o comportamento dos clientes em diversos aspectos:
- 40,8% permanecem mais tempo no local;
- 38,8% têm maior probabilidade de retornar;
- 35,5% desenvolvem uma opinião mais favorável sobre o estabelecimento;
- 20,7% se sentem inclinados a consumir mais.
Em outro estudo, realizado pelo Instituto Swedish Retail em parceria com a Soundtrack Your Brand, concluiu que músicas alinhadas à identidade da marca aumentam as vendas em até 9,1%, enquanto locais sem personalização musical registraram queda de 4,3% no faturamento, em relação a locais que não tocam nenhum tipo de música.
Sendo assim, os dados mostram que o trabalho de análise mercadológica, de personas e de público-alvo é preciso para que se construa uma boa curadoria sonora.
Escolhendo o estilo musical para restaurantes
Conhecer o perfil dos clientes é essencial para escolher a trilha sonora ambiente ideal. Assim, um café que atrai freelancers e estudantes provavelmente verá bons resultados com um repertório de jazz ou lo-fi, que favorece a concentração. Por outro lado, um bar voltado para o público jovem pode apostar em uma playlist de músicas eletrônicas, reggaeton ou até clássicos do pop.
Buscando se ajustar ao perfil do seu público, Keyla Pitanga, proprietária do bar belo-horizontino Querida Jacinta, pontua que os públicos são diversos em cada um dos momentos que o estabelecimento abre suas portas, mas que mesmo com essa divergência entre o público, a sonoridade do ambiente está sempre alinhada ao estilo do bar.
“Tivemos um cuidado muito grande de fazer uma seleção musical para o bar, de dar o clima da casa, porque isso também era uma outra coisa que a gente queria, que ela [música] conversasse com públicos amplos, em horários distintos”, conta ela sobre o uso da música no Querida Jacinta.
Além disso, ela reforça que o estilo musical segue sendo o mesmo, independente do horário.
“Nossa identidade musical é marcada por muita brasilidade, black music e influências contemporâneas. Não somos uma casa que toca sertanejo ou eletrônico; nosso foco é outro. Embora, eventualmente, alguma música fora dessa linha possa surgir, mantemos nossa essência como um espaço dedicado à brasilidade e à black music”, explica Pitanga.
Construção da marca
Graziela Guadagnin, consultora de marketing e branding, reforça que é necessário criar uma identidade sonora para que os clientes não se sintam confusos entre as sensações apresentadas no estabelecimento. Guadagnin ainda destaca que no trabalho de construção de marca, a constância é a palavra que deve guiar esse processo.
“Um ponto essencial no branding, ou seja, na construção e gestão de marcas, é a consistência. Essa é a palavra-chave no universo do branding. Tudo precisa estar muito bem alinhado, desde o posicionamento desejado pelos empresários para a marca até os elementos visuais e isso se estende à música utilizada”, destaca a consultora.
Músicas de bares e restaurantes afetam a experiência do cliente
A escolha da música também pode fortalecer a identidade da marca e criar uma conexão emocional com os clientes. Porém, não se trata apenas de colocar qualquer música para tocar.
Como exemplifica Guadagnin, a ambientação e a música para barzinhos, restaurantes e a fins deve ser coerente com as emoções que o estabelecimento deseja induzir em seus consumidores.
Portanto, a consultora destaca que, em um bar à beira da praia, tocar sertanejo, enquanto a decoração e a identidade visual estão alinhadas a um estilo surf music, pode causar um conflito. "Essa escolha pode estar completamente fora do contexto, desalinhada com o ambiente", afirma.
Ainda explica que essa incoerência pode gerar estranhamento tanto em clientes habituais, que já reconhecem a marca pelos seus atributos, quanto em novos clientes.
"Esse desvio pode levar à descaracterização da marca e, pior ainda, a uma perda de confiança", completa, enfatizando que a flutuação na consistência compromete a experiência e prejudica a percepção dos consumidores.
Desta forma, para realizar a elaboração de listas de reprodução é um processo que demanda estudo e atenção. Assim, para melhorar a experiência do cliente é importante considerar o perfil do público-alvo, o estilo do restaurante e o momento do dia.
Ou seja, uma música que funciona bem para o happy hour pode não ser a mesma adequada para um jantar romântico. O equilíbrio é fundamental para criar uma experiência agradável e memorável.
Como construir elos com clientes a partir da música
Segundo Guadagnin, simplesmente colocar para tocar as 10 músicas mais populares do ano ou playlists baseadas em prêmios ou em playlists prontas não é uma boa estratégia. "Por que são as melhores músicas para quem?", questiona. Neste viés, é importante observar que essas listas muitas vezes incluem gêneros variados, e enquanto algumas músicas podem se alinhar à identidade da marca, outras podem destoar completamente.
No branding, chamamos isso de esquizofrenia de marca, quando os elementos estão desencontrados e falta consistência.Graziela Guadagnin
Ela ressalta que, para criar uma experiência alinhada, é fundamental considerar o conceito da marca, seus atributos, o posicionamento desejado e os sentimentos que o negócio quer transmitir aos clientes em diferentes momentos. "A marca deve definir gêneros musicais principais, ajustando volume e ritmo conforme cada situação", orienta.
Guadagnin também sugere começar com uma curadoria e análise dos clientes: selecionar cerca de 10 artistas ou músicas que combinem perfeitamente com a atmosfera do estabelecimento e o perfil do público.
A partir dessa base, é possível buscar variações para criar uma lista de reprodução ou playlists adaptadas a diferentes momentos, garantindo também uma duração suficiente para evitar repetições.
Outro ponto destacado é a importância de ouvir o cliente. Ela recomenda realizar pesquisas rápidas para avaliar a satisfação com a trilha sonora, coletar sugestões e ajustar a seleção musical conforme o feedback.
Pensando em criar esse elo, a consultora sugere que "oferecer um brinde ou recompensa, como um desconto, um drink ou um café, pode incentivar a participação e fortalecer o relacionamento com os clientes", conclui.
Música para bares e restaurantes
Adotar a música como uma estratégia de identidade da marca é uma maneira eficaz de criar um ambiente que reflita o conceito do seu estabelecimento.
Assim, o som certo pode ser o elemento decisivo que transforma uma visita em um momento memorável, impactando a percepção do cliente e aumentando sua propensão a consumir mais.
Então, da próxima vez que estiver pensando em como melhorar a experiência no seu estabelecimento, lembre-se de afinar essa trilha sonora com o perfil dos seus clientes. Como qualquer bom maestro, você verá que a combinação certa de notas e ritmo pode ser a chave para o sucesso – e para o aumento no faturamento.