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Músicas para restaurantes: como a trilha sonora impacta os negócios

Especialista reforça que para criar uma identidade da marca é preciso que o uso de músicas para bares e restaurantes seja consistente e personalizado para o negócio. | Foto: Freepik

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Estudos sobre música para restaurantes e bares comprovam que o uso correto de trilhas sonoras personalizadas pode atrair, fidelizar e ditar o ritmo do entra e sai de clientes

Brener Mouroli 25/02/2025 | 13:02

Entrar em um bar ou restaurante é mais do que apenas uma experiência gastronômica. Geralmente, é um momento para relaxar, aproveitar uma boa refeição e, de preferência, sentir-se confortável por todo o ambiente ao seu redor.  A música para restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar é uma parte importante para encantar os clientes

Para alguns, o uso da música é apenas um detalhe. Contudo, ela tem um papel significativo em persuadir e induzir o comportamento dos consumidores.  

Isto é, a utilização de determinada sonoridade impacta indiretamente o faturamento de estabelecimentos. Afinal, músicas podem ser um quesito de atratividade, o que faz clientes ficarem mais tempo consumindo ou influenciando em  uma rotatividade maior. 

As trilhas sonoras para bares e restaurantes desempenham um papel fundamental para criar uma atmosfera agradável e cativar os clientes. Ou seja, a lista de reprodução certa pode mudar completamente a percepção do cliente sobre um local, é o que diz pesquisas e especialistas do mercado. 

Música em números 

Segundo dados apresentados pela SoundTrack, empresa americana especializada em desenvolver listas de reprodução adequadas a variados tipos de negócios, a escolha correta de música pode aumentar o tempo de permanência, incentivar retornos e elevar os gastos dos consumidores.   

Os dados da empresa mostram que a música ambiente influencia o comportamento dos clientes em diversos aspectos: 

  • 40,8% permanecem mais tempo no local; 
  • 38,8% têm maior probabilidade de retornar; 
  • 35,5% desenvolvem uma opinião mais favorável sobre o estabelecimento; 
  • 20,7% se sentem inclinados a consumir mais. 

Em outro estudo, realizado pelo Instituto Swedish Retail em parceria com a Soundtrack Your Brand, concluiu que músicas alinhadas à identidade da marca aumentam as vendas em até 9,1%, enquanto locais sem personalização musical registraram queda de 4,3% no faturamento, em relação a locais que não tocam nenhum tipo de música. 

Sendo assim, os dados mostram que o trabalho de análise mercadológica, de personas e de público-alvo é preciso para que se construa uma boa curadoria sonora. 

Escolhendo o estilo musical para restaurantes

Conhecer o perfil dos clientes é essencial para escolher a trilha sonora ambiente ideal. Assim, um café que atrai freelancers e estudantes provavelmente verá bons resultados com um repertório de jazz ou lo-fi, que favorece a concentração. Por outro lado, um bar voltado para o público jovem pode apostar em uma playlist de músicas eletrônicas, reggaeton ou até clássicos do pop. 

Buscando se ajustar ao perfil do seu público, Keyla Pitanga, proprietária do bar belo-horizontino Querida Jacinta, pontua que os públicos são diversos em cada um dos momentos que o estabelecimento abre suas portas, mas que mesmo com essa divergência entre o público, a sonoridade do ambiente está sempre alinhada ao estilo do bar. 

“Tivemos um cuidado muito grande de fazer uma seleção musical para o bar, de dar o clima da casa, porque isso também era uma outra coisa que a gente queria, que ela [música] conversasse com públicos amplos, em horários distintos”, conta ela sobre o uso da música no Querida Jacinta.  

Além disso, ela reforça que o estilo musical segue sendo o mesmo, independente do horário. 

“Nossa identidade musical é marcada por muita brasilidade, black music e influências contemporâneas. Não somos uma casa que toca sertanejo ou eletrônico; nosso foco é outro. Embora, eventualmente, alguma música fora dessa linha possa surgir, mantemos nossa essência como um espaço dedicado à brasilidade e à black music”, explica Pitanga.

Além de oferecer horários para almoço executivo e funcionar como um bar, o Querida Jacinta possui também dias em que se dedica a ser um bar dançante, como no evento Forró de Terça. | Foto: Divulgação Querida Jacinta.

Construção da marca  

Graziela Guadagnin, consultora de marketing e branding, reforça que é necessário criar uma identidade sonora para que os clientes não se sintam confusos entre as sensações apresentadas no estabelecimento. Guadagnin ainda destaca que no trabalho de construção de marca, a constância é a palavra que deve guiar esse processo. 

“Um ponto essencial no branding, ou seja, na construção e gestão de marcas, é a consistência. Essa é a palavra-chave no universo do branding. Tudo precisa estar muito bem alinhado, desde o posicionamento desejado pelos empresários para a marca até os elementos visuais e isso se estende à música utilizada”, destaca a consultora. 

Músicas de bares e restaurantes afetam a experiência do cliente 

A escolha da música também pode fortalecer a identidade da marca e criar uma conexão emocional com os clientes. Porém, não se trata apenas de colocar qualquer música para tocar.  

Como exemplifica Guadagnin, a ambientação e a música para barzinhos, restaurantes e a fins deve ser coerente com as emoções que o estabelecimento deseja induzir em seus consumidores. 

Portanto, a consultora destaca que, em um bar à beira da praia, tocar sertanejo, enquanto a decoração e a identidade visual estão alinhadas a um estilo surf music, pode causar um conflito. "Essa escolha pode estar completamente fora do contexto, desalinhada com o ambiente", afirma.  

Ainda explica que essa incoerência pode gerar estranhamento tanto em clientes habituais, que já reconhecem a marca pelos seus atributos, quanto em novos clientes.  

"Esse desvio pode levar à descaracterização da marca e, pior ainda, a uma perda de confiança", completa, enfatizando que a flutuação na consistência compromete a experiência e prejudica a percepção dos consumidores. 

Desta forma, para realizar a elaboração de listas de reprodução é um processo que demanda estudo e atenção. Assim, para melhorar a experiência do cliente é importante considerar o perfil do público-alvo, o estilo do restaurante e o momento do dia.  

Ou seja, uma música que funciona bem para o happy hour pode não ser a mesma adequada para um jantar romântico. O equilíbrio é fundamental para criar uma experiência agradável e memorável.  

Como construir elos com clientes a partir da música 

Segundo Guadagnin, simplesmente colocar para tocar as 10 músicas mais populares do ano ou playlists baseadas em prêmios ou em playlists prontas não é uma boa estratégia. "Por que são as melhores músicas para quem?", questiona. Neste viés, é importante observar que essas listas muitas vezes incluem gêneros variados, e enquanto algumas músicas podem se alinhar à identidade da marca, outras podem destoar completamente.  

No branding, chamamos isso de esquizofrenia de marca, quando os elementos estão desencontrados e falta consistência.Graziela Guadagnin 

Ela ressalta que, para criar uma experiência alinhada, é fundamental considerar o conceito da marca, seus atributos, o posicionamento desejado e os sentimentos que o negócio quer transmitir aos clientes em diferentes momentos. "A marca deve definir gêneros musicais principais, ajustando volume e ritmo conforme cada situação", orienta. 

Guadagnin também sugere começar com uma curadoria e análise dos clientes: selecionar cerca de 10 artistas ou músicas que combinem perfeitamente com a atmosfera do estabelecimento e o perfil do público. 

A partir dessa base, é possível buscar variações para criar uma lista de reprodução ou playlists adaptadas a diferentes momentos, garantindo também uma duração suficiente para evitar repetições. 

Outro ponto destacado é a importância de ouvir o cliente. Ela recomenda realizar pesquisas rápidas para avaliar a satisfação com a trilha sonora, coletar sugestões e ajustar a seleção musical conforme o feedback.  

Pensando em criar esse elo, a consultora sugere que "oferecer um brinde ou recompensa, como um desconto, um drink ou um café, pode incentivar a participação e fortalecer o relacionamento com os clientes", conclui. 

Música para bares e restaurantes

Adotar a música como uma estratégia de identidade da marca é uma maneira eficaz de criar um ambiente que reflita o conceito do seu estabelecimento. 

Assim, o som certo pode ser o elemento decisivo que transforma uma visita em um momento memorável, impactando a percepção do cliente e aumentando sua propensão a consumir mais. 

Então, da próxima vez que estiver pensando em como melhorar a experiência no seu estabelecimento, lembre-se de afinar essa trilha sonora com o perfil dos seus clientes. Como qualquer bom maestro, você verá que a combinação certa de notas e ritmo pode ser a chave para o sucesso – e para o aumento no faturamento. 

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