Fora do lar, dentro do negócio
Última edição

Desmarketização: João Branco ensina o novo caminho do marketing

Identificação do público com a marca é a principal marca de desejo da nova geração que trouxe uma mudança significativa no modo como a marca interage e comunica com seus clientes. Foto: Geise Abondanze

Tempo de leitura 5

João Branco apresenta um novo olhar para o modo de construir a relação com os clientes e sugere que “desmarketização” é parte da solução.

Brener Mouroli 08/08/2025 | 11:21

O que você faria se tivesse um minuto de atenção total do seu cliente? Essa foi a pergunta que João Branco, ex-VP de marketing do Méqui, iniciou sua palestra “Desmarketinze-se”, relacionando o consumo rápido de conteúdo trazido pelas redes sociais. 

Com um olhar atento às mudanças comportamentais dos clientes, Branco apresenta uma nova perspectiva para as populares campanhas de marketing. Compartilhando com os participantes um pouco da sua jornada em uma das maiores franquias de fast food do mundo, ele trouxe ensinamentos que fogem do tradicional e colocam o pensamento dos donos de restaurantes centralizado em seus clientes. 

Segundo Branco, “o marketing que parece marketing está com os dias contados”, pois, como ele relata, a geração de consumidores atual não busca mais por campanhas que promovem uma estética perfeccionista, mas se interessam por comunicações que respeitem e conversem com a realidade em que estão inseridos, que falem o que realmente é oferecido pelas marcas. 

Em um processo que segue na contramão das indicações e do comportamento do mercado, Branco orienta que seja feito um movimento de voltar o olhar para o cliente e não apenas para chamar sua atenção. “A atenção não é o mais difícil a ser conquistado”, afirma o ex-VP, pois, para ele, a grande questão enfrentada pelos estabelecimentos na atualidade está em manter suas marcas relevantes aos seus clientes.  

O nosso erro foi fazer marketing demaisJoão Branco Desta forma, o palestrante mira na centralização do cliente, sugerindo que o dono de restaurante esteja sempre se questionando se as ações estão sendo feitas com base na concorrência ou pensadas no que o consumidor realmente deseja.

“Quanto mais você olha para o seu concorrente, mais tenta acompanhá-lo, mais parecido com ele você fica, menos diferencial você tem”, diz Branco. 

Ele destaca ainda que a preocupação não deve ser com os concorrentes, mas sim com aquilo que o cliente busca. Assim, pontua que “não será uma campanha engraçada do concorrente que fará seu cliente amar mais ou menos o seu negócio. O que faz o cliente deixar de gostar do seu negócio é a quebra de expectativa. Ao invés de olhar para seu concorrente, olhe para o seu cliente”, resume. 

Desmarketizar-se 

Com a facilidade trazida pelos canais de divulgação de conteúdos orgânicos e pagos, Branco elenca alguns pontos para que os donos de restaurantes mudem o seu direcionamento.

“Conquistar a atenção é fácil, basta você pagar, com isso poderá garantir que você tenha a atenção do seu cliente”, evidencia. Porém, para ele o caminho é fugir da generalização e dessas estratégias, é caminhar cada vez mais rumo à autenticidade, humanização e na possibilidade de construir marcas mais verdadeiras e “que deixem marcas nos clientes”. 

“Mostre para o seu cliente que você se importa, avise que o pedido vai atrasar, entenda o que ele deseja, saiba o que pode entrar e sair do cardápio. Pense que do outro lado do balcão existe um cliente que precisa de você”, projeta. 

Em sua palestra no iFood Move 2025, o ex-VP destaca: "o nosso erro foi fazer marketing demais”, o que levou a muitos esquecerem de olhar para alguns aspectos importantes.

Por isso, Branco aconselha aos donos de bares que eles conheçam com profundidade os seus consumidores, que testem, aprendam, perguntem e sejam consistentes no que falam e entregam. Como pontuado, “para um cliente muito satisfeito, você não tem concorrente”. 

tags

Assine gratuitamente nossa newsletter

E descubra os segredos dos melhores bares e restaurantes!

Ao enviar seus dados, você concorda com os Termos e Condições e Políticas de Privacidade do Portal B&R.

Relacionados