Durante a COP30, em Belém, o iFood anunciou que vai investir até R$ 300 milhões para ampliar a disponibilidade de bicicletas elétricas para a frota de entregadores do app. Com o novo aporte, o projeto iFood Pedal se torna a maior ação de descarbonização no mercado de delivery com veículos elétricos da América Latina.
"Estamos muito felizes em anunciar a expansão de um projeto que une geração de renda sustentável e uma operação de zero emissões de carbono, que já evitou potencialmente mais de 13 mil toneladas de CO₂", pontua Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici.
A parceria com a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, prevê a expansão do programa com até 45 mil bikes elétricas, sendo 20 mil incorporadas nos próximos dois anos.
A ideia é implementar um processo de descarbonização do ar, com uma expectativa de redução de 7,5 mil toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao que 300 mil árvores absorvem em um ano.
"Desde 2020, essa parceria vem evoluindo com aprendizados valiosos e agora dá um passo histórico, tornando-se o maior projeto de redução de emissões por meio de bicicletas elétricas da América Latina e uma oportunidade real de trabalho e estabilidade para os cicloentregadores em um modelo realmente escalável e transformador para as cidades."
Pedro Somma, diretor de Crescimento, Impacto e Inovação do iFood, afirmou em entrevista que a adoção das bicicletas elétricas tem mostrado ganhos de eficiência, contribuindo com a redução de custos de deslocamento e aumento do ganho dos entregadores.
"Quando você eletrifica a frota de bicicletas, há um salto de produtividade muito forte. E o mais interessante é que essa eficiência se aproxima da de uma moto, mas com emissão zero", disse ao portal Poder 360.
Além do aporte voltado para descarbonização e redução de custos com transporte, a empresa revelou recentemente um plano de R$ 17 bilhões até março de 2026 voltado à expansão tecnológica e logística. O anúncio foi feito durante o iFood Move e dá sinais das movimentações para enfrentar as mudanças no cenário do mercado de delivery no Brasil.
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Investimentos do iFood em tecnologia
A gigante do delivery brasileiro também anunciou a aquisição da Advolve, empresa nacional especializada em inteligência artificial aplicada ao marketing de performance, com o objetivo de acelerar e otimizar as soluções oferecidas pela frente de Ads.
O objetivo é aumentar a eficiência na relação entre empresas e usuários com a ajuda da IA que gera, analisa e redistribui peças de marketing. A parceria permite que o iFood segmente o público do app de acordo com os objetivos de cada marca e meça resultados por cada peça enviada.
O iFood atende cerca de 60 milhões de usuários por mês em 1.500 cidades do Brasil. Além do potencial de awareness, a adoção da IA também permite ampliar a presença das campanhas em ambientes digitais e aprimorar todo o processo.
