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Dia dos Namorados movimenta mais de 30% das reservas em junho

Presença digital dos restaurantes é fundamental para conquistar clientes. Conforme um levantamento da Harmo com dados de 2024, apenas no dia 12 de junho, os estabelecimentos receberam mais de 450 mil visualizações em seus perfis do Google. Foto: Canva

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Pesquisa da Harmo, com dados de 2024, aponta Dia dos Namorados e véspera são responsáveis por cerca de 1/3 do movimento em bares e restaurantes em junho

Redação B&R 10/06/2025 | 15:09

O Dia dos Namorados é uma das datas mais movimentadas para o setor de alimentação, principalmente para restaurantes, que veem nesse período uma oportunidade estratégica de aumento no faturamento. Segundo um levantamento feito pela Harmo, empresa de tecnologia de gestão de Google Perfil de Empresas no Brasil, que analisou a presença digital de restaurantes no mês de junho de 2024, 31,7% de todas as ligações feitas para restaurantes ao longo do mês acontecem apenas nos dias 11 e 12, véspera e Dia dos Namorados.

O levantamento também aponta que junho é o segundo melhor mês em volume de buscas por restaurantes no Google, perdendo apenas para dezembro. Entretanto, é o mês campeão em conversão, ou seja, mais pessoas transformam visualizações em ações concretas, como ligar, pedir rota ou acessar o site.

Conforme a pesquisa da Harmo, durante a semana do Dia dos Namorados, os perfis de restaurantes no Google somaram 2 milhões de visualizações, 37,7 mil ligações e 30,4 mil pedidos de rota, sendo que, apenas no dia 12, os estabelecimentos receberam 457,5 mil visualizações em seus perfis do Google, mais que o dobro da média diária do mês.

Da performance no Google às redes sociais

Com a decisão do cliente cada vez mais pautada por avaliações e reputação online, restaurantes que investem na gestão do Google Perfil de Empresas saem na frente.

“Esses dados mostram que o consumidor está decidido e busca informações precisas no Google antes de escolher onde comemorar. Ter um perfil atualizado, avaliações positivas e respostas rápidas faz toda a diferença para conquistar esse cliente em um momento tão competitivo”, explica Tamara Corrêa, diretora de clientes da Harmo. 

“A reputação digital se tornou um ativo estratégico. Conforme nosso estudo Decisão Local 2025, feito em parceria com o Reclame Aqui, 96% dos consumidores leem as avaliações dos clientes antes de escolher um restaurante no Google e 80% não confiam em estabelecimentos com nota inferior a 4,1 estrelas. Monitorar avaliações, responder rapidamente e padronizar informações são práticas que impactam diretamente o fluxo nas lojas físicas.” 

Para Carolina Lima, diretora de Social Media da 8D Hubify, as redes sociais desempenham um papel crucial na atração de clientes durante datas comemorativas como o Dia dos Namorados.

“Nesse tipo de ocasião, o consumidor está emocionalmente engajado e mais disposto a tomar decisões rápidas. As redes sociais funcionam como uma vitrine dinâmica, onde o restaurante pode gerar desejo, destacar diferenciais e estimular ações imediatas, como reservas e pedidos”.

A experiência do cliente começa no digital. Se o perfil inspira confiança e apresenta uma boa reputação, isso impacta diretamente a escolha do consumidorCarolina LimaCarolina ressalta que, em um cenário de alta competitividade, a atuação estratégica nas redes sociais é fundamental para garantir visibilidade e preferência. “Não basta estar presente. É preciso entregar conteúdo relevante, criativo e alinhado com o timing da data. Um vídeo mostrando um menu especial ou um carrossel com depoimentos de casais satisfeitos pode ser o gatilho que faltava para a decisão.”

Ela também reforça que, quando bem planejadas e integradas ao Google Perfil de Empresas e a campanhas de mídia paga, as redes sociais podem ser a principal fonte de conversão para restaurantes.

Dados da própria 8D Hubify reforçam esse cenário: em 2024, 28,6% das empresas declararam que a mídia paga foi o canal com maior retorno sobre investimento (ROI) em marketing digital.

“Em datas de alta intenção como o Dia dos Namorados, investir em mídia paga não é só recomendável como é estratégico. Mas esse investimento precisa estar alinhado a uma construção contínua de presença digital orgânica e de autoridade. Campanhas pontuais funcionam melhor quando fazem parte de uma narrativa sólida de marca, com conteúdo relevante, consistente e de longo prazo”, destaca Carolina.

Experiência do cliente

Depois que o cliente já escolheu o estabelecimento, é importante oferecer a melhor experiência possível para o consumidor, e a tecnologia surge como uma aliada fundamental para garantir um atendimento de qualidade, mais ágil e eficiente.

Para Bernardo Rachadel, diretor de Unidade de Negócio Varejo da Zucchetti Brasil, o serviço é o fator que mais pesa na decisão do cliente na hora de escolher um restaurante, especialmente em datas comemorativas. 

Segundo Bernardo, além de fatores como qualidade dos alimentos, preço e localização, a maneira como o cliente é recebido e atendido faz toda a diferença. Uma experiência ruim pode não apenas comprometer aquela ocasião, mas também impactar a percepção do cliente sobre o estabelecimento no longo prazo.

Rachadel ressalta que o planejamento é essencial para evitar erros que possam comprometer o atendimento em um dia em que a expectativa dos consumidores é naturalmente mais alta. Problemas que em dias comuns poderiam ser relevados, em datas especiais acabam tendo um impacto maior.

Se algo dá errado, o cliente não apenas deixa de voltar, como também pode compartilhar a experiência negativa, afetando a reputação do negócio.

Dados da pesquisa O Panorama dos Pequenos Varejistas, realizada pela Zucchetti em parceria com a Fecomércio - SC, mostram que as empresas utilizam, em sua maioria, ferramentas de gestão simples (como planilhas e documentos semelhantes), nas áreas administrativas (42,7%), marketing e vendas (35,6%). Nas áreas administrativas, apenas 39% usam softwares de gestão.

“A tecnologia funciona como um suporte estratégico. Sistemas de gestão integrados ajudam desde o controle de estoque até o envio automático de pedidos para cozinha e bar, agilizando o serviço e reduzindo falhas operacionais. Com a Inteligência Artificial, são capazes inclusive de sugerir adaptações que melhorem o desempenho de estoque ou atendimento.  Quando o sistema está bem estruturado e com suporte adequado, sobra tempo para que o empreendedor foque em ações que encantem o cliente, como oferecer brindes, criar experiências diferenciadas e, assim, transformar aquela primeira visita em um relacionamento recorrente”, finaliza Rachadel.

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