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Brasil consome mais de 200 milhões de pizzas por mês e aquece setor

Pizzarias passam por transformações para entender o comportamento dos consumidores, se destacar entre a concorrência e abocanhar uma fatia cada vez maior do mercado. Crédito: Yusuf Timur/Pexels

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Expectativas do cliente e técnicas em pizzaria promovem transformações em um mercado que se vê cada vez mais competitivo

Danilo Viegas 09/07/2025 | 14:14

As mais de 160 mil pizzarias brasileiras vendem mensalmente cerca de 204 milhões de pizzas, o que significa quase uma pizza por habitante no país. A estimativa é da Abrasel com base em pesquisas próprias e em dados da Receita Federal. 
 
Os números comprovam a força do segmento no Brasil, que ocupa atualmente a segunda posição no ranking internacional de consumo de pizza, que celebra a data de 10 de julho como Dia Mundial da Pizza 

Com tanta oferta e demanda, as pizzarias passam por transformações para entender o comportamento dos consumidores, se destacar entre a concorrência e abocanhar uma fatia cada vez maior do mercado. 

Recorrência é segredo para sustentabilidade do negócio 

Especialistas recomendam investir na fidelização do cliente para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio. Em entrevista ao podcast O Café e a Conta, o especialista em negócios de alimentação, Marco Amatti, da MAPA Assessoria, reforça um mantra já conhecido no mercado: manter um cliente é mais barato do que adquirir um novo 

“Os custos de marketing e vendas para atrair um novo cliente são muito maiores do que os esforços para manter um cliente que já conhece e gosta do seu produto. Além disso,clientes fiéis tendem a comprar com mais frequência e, muitas vezes, gastam mais em cada pedido. Eles já confiam na sua pizzaria e estão mais abertos a experimentar novos sabores, promoções ou complementos”, diz Amatti. 

Além disso há também a questão da receita previsível. “Ter uma base de clientes fiéis proporciona um fluxo de caixa mais estável e previsível, o que é crucial para o planejamento financeiro e a gestão do negócio”, completa. 

Diferenciais do mercado e expectativas dos clientes 

Item clássico para restaurantes que operam tanto no salão quanto no delivery, a pizza vem passando por transformações, como explica Carlos Zoppetti, diretor do Instituto ConPizza. 
 
"Antigamente, o diferencial de uma pizza era o uso de alguns ingredientes de qualidade, os chamados 'premium'. Hoje, a realidade é outra porque os consumidores têm experiências que ultrapassam as fronteiras nacionais e o acesso às informações nas redes sociais geram expectativas maiores", diz.

Para Zoppetti, a elaboração de um produto que tenha estética, sabor e saudabilidade, somada a um CMV (custo de mercadoria vendida) menor, conecta a expectativa de muitos clientes a uma realidade factível de evolução do produto. O resultado é um alto grau de fidelização.  

“O mercado da pizza passa por uma grande transformação. Há hoje uma influência principalmente de Nápoles (no sul da Itália), onde a pizza é elaborada como arte desde a produção de massa até a harmonização. Isso trouxe mudanças importantes no produto dando valor aos processos de maturação e fermentação da massa e a harmonização dos ingredientes da cobertura, deixando-as mais equilibradas, saborosas e leves. Isso trouxe uma modernidade no produto e uma postura diferente de muitas pizzarias que encantaram os clientes”, finaliza. 

Casos que inspiram 

Em Teófilo Otoni (MG), a Pizza Pátio Delivery nasceu em 2020, em plena pandemia. O casal Christiano e Ana Flávia Lima decidiu empreender com o propósito de levar afeto e sabor às casas da cidade. Com o apoio do Sebrae, o negócio ganhou força. 

A empresa recebeu orientações em marketing digital, finanças e até no desenvolvimento de receitas. Para quem deseja entrar no ramo, o pizzaiolo deixa o conselho: “Nunca parem de estudar e se qualificar. Com apoio, é possível transformar dificuldades em oportunidades.” 

Outro exemplo vem de Divinópolis (MG), onde Esmeralda Aparecida, de 55 anos, viu sua lanchonete quase fechar as portas. Em meio à crise, buscou ajuda no Sebrae e, com o suporte do programa Comunidade Empreendedora, transformou o negócio em uma pizzaria.

A consultoria identificou que o bairro Padre Eustáquio carecia de uma opção especializada em pizzas. No primeiro fim de semana, Esmeralda vendeu 15 unidades. Quatro meses depois, a produção quadruplicou, com média de 60 pizzas por fim de semana, além das minipizzas.  

Um dos maiores símbolos da Itália atualmente, a pizza não só caiu no gosto do brasileiro, mas acabou por também simbolizar um importante segmento no setor de alimentação fora do lar, responsável por gerar milhões de empregos.

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