Embora o mercado de vinhos tenha sofrido uma queda histórica nos últimos tempos, com o menor volume de consumo registrado desde 1961, o Brasil seguiu na direção oposta e registrou um crescimento de mais de 30% na última década, acompanhado de um aumento do tíquete médio.
Entre 2022 e 2023, o consumo de vinho no Brasil aumentou 11,6%, o segundo maior aumento do mundo, atrás apenas da Romênia, com 20%, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
O país movimentou, durante o primeiro trimestre 2025, R$ 3.9 bilhões, com mais de 110 milhões de garrafas comercializadas. Projeções apontam que o mercado de vinhos pode movimentar mais de R$ 22 bilhões neste ano.
Como está o mercado de vinhos na América Latina?
Entre janeiro e agosto de 2025, as exportações de álcool e bebidas destiladas do Chile para o mundo, incluindo Brasil, somaram US$ 20 milhões, alta de 29,3% em comparação ao mesmo período de 2024.
Quanto aos vinhos chilenos, estes atingiram US$ 134 milhões em exportações diretas para o Brasil no período entre janeiro e agosto de 2025, alta de 2,3% na comparação com o mesmo período de 2024.
Para a Prochile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover a oferta exportável de bens e serviços chilenos, os dados apontam a forte relação comercial estabelecida entre os dois países, não apenas nos vinhos, mas em toda cadeia de alimentos e bebidas.
Produtores de vinho promovem evento em São Paulo
O mercado sul-americano de vinho terá um encontro na Prowine 2025, principal feira profissional de vinhos e destilados da América, evento que será realizado entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo–SP.
O maior consumidor de vinhos da América Latina segue a Argentina, a maior produtora vinícola da região, com consumo de 21,6 litros por pessoa, segundo pesquisa realizada em 2024 pela OIV. No Brasil, o número médio é de 2,7 litros de vinho por pessoa.
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Qual tipo de vinho mais consumido no Brasil?
A preferência do público brasileiro por vinhos brancos é crescente. Segundo dados da consultoria Ideal, especializada em inteligência de mercado para o setor de bebidas no Brasil, houve um aumento de vendas de 28% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2025 e o último de 2024. O aumento mostra a transformação nas formas de consumo e o comportamento de quem bebe vinhos.
"Nos últimos anos, o brasileiro passou a enxergar o vinho como uma bebida mais acessível e compatível com diferentes ocasiões. Isso impulsionou tanto as vendas quanto a produção local", explica o especialista em vinhos Diego Bertolini.
Estes números apontam uma mudança nas prioridades do público brasileiro, que busca por leveza, frescor, condizente com as condições climáticas do país. Além de consumir a bebida para momentos de informalidade, ao contrário do que tipicamente foi visto.