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Cardápio infantil vira estratégia para conquistar clientes

O Dino Restaurante, com unidades em São Paulo e Florianópolis, tem um espaço totalmente projetado para crianças. | Foto: Divulgação

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Cardápios para crianças e ambientes acolhedores se tornam estratégia de fidelização em restaurantes voltados ao público familiar.

Yasmim Paulino 28/10/2025 | 14:04

Para se adaptar às mudanças no perfil do consumidor, o mercado de alimentação fora do lar (food service) está sempre em movimento. Em meio a essas transformações, o cardápio infantil e os espaços de lazer para crianças têm atraído a atenção dos empreendedores, que buscam oferecer uma experiência alinhada às demandas do público-alvo. 

Em uma recente pesquisa, a Abrasel destaca que o setor de alimentação fora do lar registrou aumento de 25% na demanda por cardápios infantis nos últimos cinco anos, com estabelecimentos desenvolvendo versões menores, divertidas, nutritivas e acessíveis.  

Para Ricardo Rodrigues, empresário em um dos restaurantes mais tradicionais de Belo Horizonte, o Maria das Tranças, o investimento em um cardápio infantil teve influência direta do público consumidor que se envolveu na história do negócio. Com uma trajetória de 75 anos de empreendedorismo familiar, os clientes acompanharam a passagem do tempo junto com o restaurante.  

"Nós estamos em terceira geração familiar a caminho da quarta, assim como os nossos clientes. Sempre sentimos necessidade de atender as gerações que estavam chegando, então, nós sempre procuramos colocar algo diferente", destacou.  

Além do fator afetivo e pessoal, Rodrigues destaca essa relação de ciclos familiares como uma janela para introduzir no paladar infantil o prato icônico da casa. "Por sermos um restaurante tradicional, queremos manter essa tradição e que os nossos clientes coloquem no paladar dos filhos o nosso produto carro-chefe, que é o frango ao molho pardo". À medida que os descendentes de seus clientes amadurecem frequentando o restaurante, o legado continua e a fidelização se mantém.  

A crescente busca por restaurantes com opções de cardápio infantil fez nascer espaços especialmente voltados para o encontro familiar, como é o caso do Dino Restaurante, em Florianópolis.  

"O Dino Restaurante nasceu com foco na família de primeira infância. Criamos um ambiente projetado especialmente para os pequenos, mas com total atenção aos pontos essenciais para os pais — segurança, conforto e visibilidade", destacou Alexandre Padula, empresário do Grupo FIT e proprietário do espaço.  

Experiência do Dino Restaurante é voltada em encantar as crianças, com recursos de segurança para tranquilizar os pais. | Foto: Divulgação

A estratégia do grupo é atender o público familiar, desenvolvendo um cenário temático imersivo inspirado no universo dos dinossauros, com um amplo espaço de lazer, um cardápio divertido e que cria uma experiência para toda a família. 

Investir no cardápio infantil vale a pena? 

Inserir o cardápio para crianças é um investimento que compõe parte de uma estratégia. Segundo o empresário do DINO Restaurante, "dentro de uma experiência voltada para famílias com crianças, o cardápio infantil é uma extensão natural da proposta. Ele reforça o sentimento de acolhimento e pertencimento da criança ao ambiente".  

Para além de pensar o cardápio em si, com pratos e alimentos que estejam no paladar da criança, o foco principal é a experiência. No Maria das Tranças, a família Rodrigues decidiu explorar ao máximo o público familiar.  

"A gente sempre tem reservas nos finais de semana que vão para o restaurante para comemorar aniversários das crianças, o que muitas vezes fica bem mais em conta [para os pais] do que fazer uma festa locando um buffet infantil exclusivamente para isso. Em conjunto, nós colocamos um cardápio para festas infantis", destaca.  

As escolhas do cardápio e a criatividade na hora de aproveitar o espaço que fogem do básico compõem a experiência dos clientes e, por consequência, aumentam o tíquete médio do restaurante. Para Rodrigues, funciona como "um atrativo a mais pois traz o cliente para fazer uma festa infantil por conta de toda estrutura que temos e com isso a gente consegue uma venda agregada bem diferenciada".  

"Nosso maior desafio foi resgatar memórias afetivas por meio de um cardápio que promovesse interação entre pais e filhos"  Alexandre Padula

No plano da estratégia, elaborar um cardápio infantil e expandir para uma área de lazer para crianças exige investimento financeiro. Mas ambos os empreendedores reforçam o retorno positivo. No DINO Restaurante, Padula construiu uma experiência imersiva que vai além do cardápio, mas destaca que até mesmo o produto menos elaborado pode valorizar a experiência do cliente.  
Anotações: 
 
"Quando esses elementos estão alinhados, até um produto voltado para públicos de menor renda pode alcançar um ótimo ticket médio, pois o valor percebido está diretamente ligado à experiência, e não apenas ao preço", destaca.  

Investir no cardápio infantil e em espaços destinados a acolher crianças pode trazer resultados expressivos, mas exige planejamento estratégico. O segredo está em conhecer profundamente o público-alvo do estabelecimento e construir uma proposta coerente que dialogue com suas expectativas e necessidades. 

Cardápio do DINO Restaurante tem opções que abrangem todos os públicos. | Foto: Divulgação

Para Padula, a experiência do DINO Restaurante confirma essa abordagem: "No nosso caso, o retorno foi extremamente positivo, mas é fundamental entender o público antes de investir. O segredo está em definir com clareza o público-alvo e desenhar toda a experiência ao redor dele. Não se trata de 'atirar para todos os lados', e sim de construir uma proposta com propósito e consistência. Quando o conceito está alinhado ao público, o retorno vem de forma natural e sustentável"

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