A disputa do mercado de delivery brasileiro pode ganhar novos nomes na jogada. A Amazon, empresa do milionário Jeff Bezos, comprou uma participação na startup de entregas latino-americana, Rappi.
A parceria é estratégica e favorece ambas as partes: de um lado, a Amazon, gigante do varejo e comércio de tecnologia, tem acesso à rede de logística da Rappi, o que pode ajudar a empresa a competir com a potência regional de comércio eletrônico, Mercado Livre.
Em contrapartida, a Rappi, consegue o endosso do maior site varejista da América do Norte e com popularidade que se estende ao sul global para desfrutar de oportunidades também de redes de logística e computação em nuvem.
Fonte à par da negociação declara que Bezos investiu US$ 25 milhões na Rappi. Esse valor dá ao empresário o direito de comprar até 12% da Rappi por meio de warrants*, caso determinados marcos sejam atingidos. Os números podem mudar.
Apesar das movimentações entre as duas empresas em meio a um cenário de crescente disputa por domínio do mercado de delivery brasileiro. A parceria entre Amazon e Rappi não é novidade. A Rappi é cliente da Amazon Web Services, provedora de serviços em nuvem e no México, a Amazon oferece aos membros do seu programa Prime um ano de frete grátis pela Rappi.
Em entrevista à B&R, Célio Salles, o empresário e conselheiro da Abrasel, demonstrou entusiamo com a possível compra. "A Abrasel fica satisfeita ao ver que a Rappi está mais robusta para enfrentar com mais capacidade o aumento da concorrência. Isso é bom para os bares e restaurantes", destaca Salles.
Além disso, o conselheiro ainda pontua que o investimento oferece mais possibilidade de competição no mercado de delivery de comida no Brasil, o qual ele afirma estar "sob intensa competição". Para ele, o investimento "dá mais robustez à Rappi a competir em um ambiente cada vez mais competitivo no Brasil".
*Warrants são uma espécie de cupom usado para captar dinheiro com investidores. Eles dão o direito à Amazon de comprar futuras ações pelos preços definidos atualmente, podendo vendê-las no mercado e lucrar com a diferença.
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