O iFood anunciou o lançamento da plataforma "Elas que Crescem", uma iniciativa dedicada ao impulsionamento e fortalecimento de mulheres empreendedoras do ecossistema gastronômico brasileiro. O programa oferece capacitação especializada, ações de visibilidade e apoio estratégico para acelerar o crescimento de negócios liderados por mulheres.
Segundo dados do iFood, mais de 200 mil parceiras são mulheres e representam 47% do setor na companhia. Mas apesar da presença significativa de mulheres no mercado, desafios estruturais persistem: empreendedoras ainda ganham 24,4% a menos que homens em posições similares e enfrentam maior dificuldade de acesso a crédito, mesmo com um histórico melhor.
Na direção de diminuir esses impactos, a iniciativa do iFood oferece um ecossistema de apoio através de quatro pilares fundamentais: cursos de capacitação especializados para desenvolvimento de competências empresariais e liderança; ações de visibilidade estratégica nas redes e plataformas de comunicação do iFood; destaque especial para restaurantes das participantes no app.
Os conteúdos serão disponibilizados no iFood Decola, plataforma de cursos online e gratuitos do app. Segundo Beatriz Pentagna, diretora de marketing B2B do iFood, "a capacitação será híbrida, justamente com o objetivo de ter uma capilaridade maior e conseguir acolher parceiras de diferentes regiões do país".
As aulas tem início em dezembro e previsão de término em março de 2026. O app ainda pretende oferecer uma trilha educacional modular em fevereiro. "A plataforma ficará disponível para todas as empreendedoras do ecossistema do iFood que tiverem interesse em acessar", destacou ainda a diretora.
Leia mais:
- O desafio da mudança de ponto: como não perder a essência?
- Pizza Masters: os segredos da La Braciera para faturar alto e crescer rápido
- Donos de restaurantes contam quais os desafios de empreender na Amazônia
- Como a análise de crédito afeta seu poder de compra?
- A ofensiva da 99 para desafiar gigantes e reconquistar os restaurantes brasileiros
O objetivo do projeto é criar iniciativas de fortalecimento da parceria e apoio ao crescimento contínuo dos negócios. Pentagna destaca que: "o 'Elas que Crescem' representa nosso compromisso contínuo em democratiza oportunidades e fortalecer o empreendedorismo feminino no ecossistema gastronômico brasileiro”.
Dados do Sebrae ainda revelam que mais de 10 milhões de mulheres são donas de negócios no Brasil, representando um crescimento recorde de 42% entre 2012 e 2024. Segundo Pentagna, outras ações realizadas pelo iFood estão alinhadas em reduzir essas porcentagens.
"Já temos no nosso app uma seção exclusiva de venda de produtos de estabelecimentos comandados por empreendedoras femininas, justamente para que por meio do fortalecimento da comunidade o iFood consiga dar a sua contribuição para a equidade de renda", pontua.
Lançamento em São Paulo
Para marcar o lançamento da plataforma, o iFood escolheu o dia 19 de novembro, Dia da Mulher Empreendedora, para a realização de um evento exclusivo na Creators Academy, em São Paulo. O encontro reuniu 60 mulheres do ecossistema gastronômico brasileiro para painéis sobre superação de barreiras estruturais e networking estratégico.
“A iniciativa demonstra o compromisso contínuo do iFood em promover diversidade, inclusão e oportunidades equitativas no mercado brasileiro, posicionando a companhia como aliada estratégica no crescimento sustentável de negócios liderados por mulheres”, conclui Pentagna
Entre as palestrantes confirmadas estão executivas do iFood como Rayana Peled (Diretora de Experiência do Restaurante) e Nathalie Mertens (Head Comercial de Contas Estratégicas), além de empreendedoras de destaque como a chef Juliana Abel (Torta noQuintal), Mariana Perdomo (Perdomo Doces), Paula Harraca (CEO da Ânima Brasil) e a chef Elaine Moura (PopCorn Gourmet).
