Realizado nos dias 5 e 6 de agosto no São Paulo Expo, o iFood reuniu cerca de 12 mil donos de restaurantes, a segunda edição do iFood Move. Marcado por anúncios de investimentos, o lançamento de ferramentas para o dia a dia dos negócios de alimentação fora do lar e palestras que trouxeram inspiração e conhecimento, o evento apresentou discussões importantes sobre o futuro do delivery no Brasil.
R$ 17 Bilhões em investimentos
O tom do evento foi definido na abertura, quando o presidente do iFood, Diego Barreto, anunciou um novo e massivo ciclo de investimentos:
R$ 17 bilhões serão destinados à operação nacional de abril de 2025 até março de 2026. O valor representa um aumento de 25% em relação ao período anterior e marca o terceiro ano consecutivo com aportes acima dos R$ 10 bilhões.
"O iFood Move existe para falar de uma coisa: crescimento. Crescimento sustentável. É sobre isso que estamos comprometidos", Diego Barreto. |
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Segundo o pontuado por Diego Barreto, CEO do iFood, desse total, R$ 6 bilhões serão direcionados exclusivamente para o crescimento dos restaurantes parceiros, reforçando a mensagem central de Barreto.
Em 2024, a plataforma ajudou a movimentar R$ 140 bilhões e a gerar mais de 1 milhão de empregos, o que representa 0,64% do PIB do país. Os dados foram apresentados pelo CEO em sua fala de abertura.
As metas futuras são igualmente audaciosas:
- Atingir 80 milhões de usuários ativos até 2028, ou seja, mais 25 milhões de usuários somados aos atuais 55 milhões;
- Elevar o volume de pedidos de 120 milhões para 200 milhões por mês nos próximos três anos.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, em participação por vídeo, elogiou a iniciativa, afirmando que "o iFood não alimenta apenas quem usa seu aplicativo para fazer um pedido, mas os milhões de trabalhadores que, direta ou indiretamente, se beneficiam do crescimento deste grande setor da nossa economia".
Confira tudo o que Diego Barreto disse, no podcast O café e a conta, sobre os investimentos e as perspectivas de futuro para o mercado de delivery brasileiro.
Ferramentas para restaurantes parceiros
Compreendendo os desafios práticos dos empreendedores, o iFood apresentou soluções concretas para impulsionar a gestão e as vendas.
1. iFood Pago
Ouvimos milhares de empreendedores para entender os principais desafios da gestão, e ficou claro que o maior deles é o acesso às linhas de crédito Wilson Cimino, vice-presidente de growth no iFood PagoPara atacar o que é um obstáculo para cerca de 70% das PMEs, o acesso ao crédito, foi lançado o Cartão iFood Pago. Essa solução é focada nas pessoas jurídicas (PJ), possui funções de débito e crédito e adota uma abordagem que foge do formato tradicional: em vez de analisar apenas o histórico bancário, o limite de crédito é determinado pelo desempenho e qualidade das vendas do estabelecimento na plataforma iFood.
Os benefícios incluem:
- Cashback de até 4% em compras no iFood Shop, o marketplace de insumos da plataforma;
- Isenção de anuidade e taxas de manutenção;
- Gestão 100% digital pelo aplicativo iFood Pago, desde a solicitação até o pagamento de faturas;
- Acesso aos benefícios do programa Vai de Visa.
Além do cartão, o iFood destacou ter emprestado R$ 160 milhões a pequenos e médios restaurantes apenas em julho de 2025, com prazos de 18 meses e sem exigência de garantias, beneficiando 40 mil estabelecimentos.
2. Hits iFood
Apresentado no segundo dia do evento, o Hits iFood é um programa que cria uma vitrine de destaque no app para pratos com excelente custo-benefício, com valores a partir de R$ 15 e entrega sempre grátis. O objetivo é aumentar a frequência de consumo no delivery, transformando-o em uma opção para todos os dias.
O impacto é duplo: enquanto os consumidores têm acesso a um preço médio até 43% menor, os restaurantes participantes viram suas receitas aumentarem em até 32% durante os testes, ganhando visibilidade e utilizando a capacidade ociosa de forma inteligente.
“É uma ponte para alcançar novos públicos e fidelizar clientes por meio de pratos acessíveis e de qualidade", afirmou Pauta Ritto, vice-presidente de marketplace do iFood. O programa, que começou em Salvador, já está disponível em 15 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.
IFood Move traz o raio ao Brasil
A grande estrela internacional do evento, Usain Bolt, subiu ao palco para compartilhar sua jornada de atleta a empreendedor. Dono de oito medalhas olímpicas de ouro, o ex-velocista contou como aplica a mesma mentalidade de consistência e excelência em sua rede de restaurantes na Jamaica, a "Usain Bolt's Tracks and Records".
Seu objetivo é fazer com que o cliente se sinta na Jamaica, através da comida e da "vibe" do ambiente. "Quando entram no restaurante, tem que se sentir impressionadas. Antes delas testarem a comida, quero que se sintam impressionadas com a ambientação do local", explicou Bolt. Ele também compartilhou seu plano de criar franquias e de usar os negócios para se aposentar completamente aos 45 anos, fazendo o dinheiro trabalhar por ele.
Aprendizados iFood
O iFood Move 2025 foi um verdadeiro ecossistema de aprendizado. O portal B&R esteve presente e cobriu de perto os debates que moldam o presente e o futuro do setor.
- Descobrimos que a palavra que move o iFood é crescimento e um investimento bilionário chega ao setor;
- Vimos como a tecnologia avança a passos largos e como a Cris, a IA do iFood, está revolucionando o delivery;
- Aprendemos lições valiosas de gestão com os renomados chefs Janaina Torres e Rodrigo Oliveira;
- Aprofundamos em estratégias de gestão de pessoas para engajar equipes de alta performance;
- No universo do marketing, debatemos sobre como construir desejo nos canais digitais, se vídeos bonitos no Instagram são perda de tempo e o conceito de “desmarketização”;
- E conectando todos os pontos, analisamos como a dupla inovação e crédito é a chave para destravar o potencial do setor.
Ao final, a mensagem de Diego Barreto foi de que o compromisso da gigante do delivery brasileiro é com o crescimento, não apenas da própria marca, mas de todo o setor. Do início ao fim, o evento foi pautado em trazer soluções, conhecimentos e estratégias que facilitam a rotina dos donos de restaurantes.
“Não se constrói um negócio sólido com guerra de preços. A única coisa que eu quero ser cobrado por todos vocês é uma só: crescimento sustentável", reforçou Barreto.
O iFood Move 2025 deixa claro que, com investimento pesado, ferramentas inteligentes e foco em conhecimento, o setor de alimentação tem uma rota clara para prosperar.