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Conexões Essenciais: 5 destaques do 37º Congresso Abrasel

O 37º Congresso Abrasel realizado em Brasília nos dias 13 e 14 de agosto atraiu um público enorme de empreendedores de todo o Brasil. Foto: Jhonnie Melo

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A programação teve mais de 30 palestrantes, entre chefs e empresários. Confira os cinco melhores insights para aplicar no seu bar ou restaurante

Yasmim Paulino 20/08/2025 | 15:05

O tempo todo somos afetados por uma enxurrada de informações. São novas tecnologias, novas ferramentas, novas tendências de consumo, novas estratégias de marketing que fazem parecer que estamos atrasados. 

O 37º Congresso Abrasel, realizado em Brasília, nos dias 13 e 14 de agosto, conecta empreendedores de todo o Brasil com conhecimento por meio de palestras, aulas de chefs dos melhores restaurantes do país, gestores, CEO’s e especialistas em diferentes áreas.  

Passaram pelo palco do Congresso nomes como Diego Barreto (CEO do iFood), Marina Landherr (líder criativa do Tik Tok BR), Mauricio Giamellaro (CEO da Heineken BR) e Pierre Berenstein (CEO da Bloomin' Brands Brasil do Outback, Abbraccio e Aussie). 

Selecionei alguns dos ensinamentos que acredito serem úteis empreendedores a conquistar conhecimento aplicável no cotidiano da gestão. Se você está por trás do balcão e quer aprender a otimizar tempo, utilizar IA’s no seu cotidiano, criar estratégias de marketing que fortaleça a conexão com seus clientes, esse texto com certeza vai te auxiliar.  

Saiba quais são os 5 principais ensinamentos do 37º Congresso Abrasel.  

 

1) Marketing que cria conexão e gera lucro 

Estratégias de marketing para bares e restaurantes deixaram de ser uma ferramenta puramente estética e tornaram uma ponte para visibilidade, construção de comunidade e, claro, aumento de lucro.  

Peu Magalhães e o sócio Jhonathan Albuquerque compartilharam suas experiências como empresários que utilizam o marketing para construir marcas fortes através da experiência do cliente.  

“Hoje a gente tem nove operações em geral em Salvador. Faturamos de serviço 35 milhões de reais por ano, somando todas as operações de A e B. Mas nem tudo era tão bonito quando começou”, pontuou Magalhães.   

Por trás do Grupo RED, os dois são co-fundadores do Red Burger, Purgatório, Casa Iryna e Pirambeira que acumulam uma comunidade de clientes moldada por meio de uma experiência que encanta do início ao final.  

Entre as ações assertivas do grupo, o palestrante citou a famosa ação de marketing da Red Burger, na qual 14 clientes tatuaram o logo do touro da marca para ganhar 50% de desconto vitalício. A dupla também citou uma espécie de “competição” entre o chopp perfeito (com colarinho) ou imperfeito (sem colarinho) no bar, Pirambeira. 

O conceito dos estabelecimentos está diretamente alinhado com as estratégias. O bar Purgatório é um estilo speakeasy e foi inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri. O Casa Iryna é uma casa italiana, mas moderna, com o “primeiro chopp de Aperol Spritz do mundo”, uma ideia que despertou a curiosidade e atraiu a visibilidade do público. 

“Tente construir uma experiência que faça o seu cliente atravessar a cidade, o estado ou o país para poder conhecer você. E é isso que a gente tenta fazer”, completou Magalhães.   

 

2) O que o consumidor busca? 

É preciso estratégias de marketing que criem uma conexão real com o cliente, mas como diferenciar uma tendência duradoura de um hype passageiro? Essa é uma pergunta comum e foi destrinchada pela dupla de palestrantes, Mayra Viana e Carlos Lovato.  

A especialista em comportamento do consumidor, destacou o morango do amor, doce que viralizou nas redes sociais e se tornou um grande hype. Segundo Viana, um hype se encaixa como uma macrotendência muito mais profunda e duradoura: a busca do consumidor por alegria e diversão. "As pessoas consomem querendo se conectar com diversão, essa é uma tendência muito forte", afirmou.  

Segundo pesquisas do Sebrae divulgadas por Viana, na hora de escolher um estabelecimento, o consumidor segue valorizando os seguintes pontos: 

  • Limpeza e Higiene 
  • Cordialidade e bom atendimento; 
  • Ambiente agradável; 
  • Sabor e comida gostosa. 

Viana ainda complementou com uma outra camada nomeada como uma microtendência. A especialista do Sebrae apelida como "microalegrias", que são aqueles pequenos prazeres do cotidiano que trazem um respiro na rotina como um doce especial, por exemplo. 

O empresário do setor, Lovato, replicou a filosofia do milionário Jeff Bezos: Em vez de perguntar o que vai mudar, a pergunta mais poderosa seria: "O que não vai mudar daqui a dez anos?". É importante entender como se equilibrar nessas ondas de comportamento e visualizar oportunidades. 

Lovato complementou com 3 pontos que acredita serem a base para o sucesso de um negócio: Preço Baixo (e justo para o cliente), Entrega Rápida e Seleção Fácil (cardápio inteligente). A lição para o dono de bar e restaurante é olhar além do produto do momento e entender o comportamento que o impulsiona. 

“É preciso diferenciar uma hype de uma tendência real”, afirmou Viana.

 

3) Inteligência Artificial: por onde começar?  

Longe de substituir o trabalho humano, a Inteligência Artificial pode ser utilizada como uma assistente digital capaz de otimizar processos e liberar o tempo da equipe. Aline Sordili e Alberto Weisser, subiram ao palco do Congresso Abrasel para falar sobre formas de aplicar a IA no cotidiano do seu negócio.  

Especialista em IA, Sordili, desmistifica o uso da tecnologia como algo distante e que irá substituir o trabalho humano. Para ela a admiração cega pelo seu "efeito uau" são armadilhas que impedem seu uso eficaz.  

Para extrair o máximo da ferramenta, Sordili ensinou que um bom prompt (comando) deve conter cinco elementos essenciais: 

  • Persona: dizer à IA quem ela deve ser ("Você é um chef especialista em culinária mineira"); 
  • Objetivo: definir a tarefa a ser executada ("Crie três opções de prato do dia"); 
  • Contexto: fornecer as informações necessárias ("Use os ingredientes que estão sobrando no estoque"); 
  • Formato: indicar como a resposta deve ser estruturada ("Em formato de lista com nome e descrição"); 
  • Restrição: apontar o que ela não deve fazer ("Não use ingredientes importados"). 

Complementando a formação do público, Alberto Weisser, compartilhou a ferramenta de IA que criou para otimizar tempo da gestão e democratizar soluções de marketing digital para empreendedores. A plataforma automatiza a criação de posts para Instagram e Facebook, catálogos, e até um site funcional, fundamental para que o negócio seja encontrado no Google. 

"Queremos que todos os bares e restaurantes possam ter sua estratégia de marketing sem precisar entender de marketing e sem gastar fortunas", afirmou Weisser.  

 

4) Como o Google pode ajudar no seu negócio 

Essas ferramentas, combinadas com o ecossistema do Google permitem uma melhor visibilidade do negócio e ainda a possibilidade de atrair mais clientes. O Diretor de Parcerias do Google, Leandro Esposito, levou ao público instruções para melhorar a visibilidade do negócio. Fotos do cardápio, localização, contato, descrição do espaço: essas são informações básicas que respondem as principais perguntas do consumidor e influenciam no momento da escolha.   

O palestrante ainda apresentou quatro novidades da Google com o uso de IA disponíveis para uso gratuito.  

•  Uma IA que transcreve cardápios a partir de fotos dentro do Perfil do Negócio  

• O uso do Gemini para geração de textos e insights, 

O NotebookLM para análise de grandes volumes de dados, 

Veo 3, capaz de transformar fotos em vídeos animados. 

“Todos os meses alguém entra naquela caixinha e pergunta alguma coisa relacionada à restaurante. E no Brasil, isso cresce 99% ao ano”, revelou Esposito  

 

5) Os movimentos do iFood no mercado de delivery  

A cada notícia sobre o cenário do delivery brasileiro, surgem novas perguntas a respeito de como as peças vão se reorganizar no tabuleiro. O CEO do iFood, Diego Barreto, esteve no Congresso Abrasel para falar sobre o processo de crescimento do ecossistema que atende mais de 55 milhões de consumidores ativos.  

Com essa marca surpreendente de usuários, o desafio deixou de ser apenas trazer mais gente para a plataforma e passou a ser fazer com que cada pessoa peça mais vezes em novas ocasiões.  A forma mais eficaz de aumentar a frequência, segundo o CEO, é "destravar" momentos de consumo que hoje são pouco explorados no delivery.

Para isso, Barreto ainda apresentou ao público dois novos produtos disponíveis com foco nos usuários.  

  • iFood Hits: desenhado para o almoço do dia a dia da classe C, oferecendo pratos com ticket médio baixo e taxa de entrega grátis. O objetivo é transformar o delivery de uma "indulgência" de fim de semana em um hábito de segunda a sexta. 
  • iFood Turbo: com a promessa de entrega em até 20 minutos, o Turbo atende a uma necessidade específica: o cliente com pressa. Ao garantir essa entrega ultrarrápida com 99% de assertividade, o iFood cria uma solução para quem antes não considerava o delivery uma opção por restrições de horário. 

"A necessidade, neste momento, não é a comida, é o tempo", explicou Barreto 

 

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