Se você é dono de um restaurante, bar, padaria ou lanchonete, está inserido em um dos setores mais dinâmicos presentes na economia brasileira: o food service. O termo, embora estrangeiro, define com precisão o mercado de alimentação fora do lar, que vai muito além da cozinha e do salão: envolve produção, distribuição, logística, tecnologia e experiência.
A Abrasel defende o uso da expressão “alimentação fora do lar” como mais adequada à realidade nacional. Mas, diante da força do termo food service no mercado, é preciso entender o que ele representa, como funciona e por que é estratégico para o país e para o seu negócio.
A força econômica do food service
Segundo a Abrasel, em 2023, o mercado de food service movimentou R$ 416 bilhões. Em 2024, esse número saltou para R$ 455 bilhões. A tendência para 2025 é de crescimento contínuo, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor, digitalização dos negócios e expansão do delivery.
Esses números não são apenas grandes, são estruturantes. O food service é um dos pilares do varejo nacional, conectando pequenos empreendedores, grandes redes, fornecedores, distribuidores e plataformas tecnológicas. É um setor que alimenta pessoas, mas também a economia.
Quem atua neste mercado?
Segundo levantamento da FGV e da Abrasel, o setor emprega 4,9 milhões de pessoas, o que representa 7,9% dos empregos formais no Brasil. A massa salarial anual ultrapassa os R$ 107 bilhões. Somente no primeiro semestre de 2025, foram criadas 33 mil vagas formais, segundo o Caged.
O perfil dos trabalhadores revela um setor jovem e diverso: a idade média é de 34 anos, 49% são mulheres e 63% se identificam como pretos ou pardos. Esses dados mostram que o food service é mais do que um gerador de empregos, é um agente de inclusão e transformação social.
Como o mercado de food service impacta a economia?
O consumo fora do lar ativa uma cadeia extensa de fornecedores, prestadores de serviço, transportadoras, produtores rurais e empresas de tecnologia, que são impulsionados pelo crescimento deste mercado.
A cada R$ 1.000 gastos em bares e restaurantes, R$ 3.650 são injetados na economia por meio de efeitos diretos, indiretos e induzidos.FGV e Abrasel
Além disso, a cada mil empregos gerados diretamente no food service brasileiro, outros 2.250 são criados em diferentes áreas da economia. Poucos setores têm esse poder de multiplicação e menos ainda com tamanha capilaridade.
Deste ponto de vista, cabe aos empresários, formuladores de políticas públicas e líderes do mercado reconhecerem esse potencial e atuarem com visão, dados e estratégia. O food service não é apenas sobre servir refeições, é sobre alimentar a economia, gerar inclusão e transformar o Brasil.
O delivery no mercado de food service
De acordo com uma pesquisa da Galunion, consultoria especializada em food service, realizada em março de 2025, 81% dos consumidores de classe A, B e C fazem pedido por delivery regularmente, seja para receber em casa ou fazer a retirada no restaurante.
Comodidade pode ser uma valência determinante no processo de tomada de decisão de um consumidor e muitos restaurantes começaram a se dedicar para esta modalidade que cativou os brasileiros, principalmente durante a pandemia
Neste contexto, surgiram as dark kitchen, ou ghost restaurants, que consistem em espaços reservados apenas para a cozinha, sem a presença de um salão para consumo, e atuam somente no modelo de entrega ou retirada.
Quem faz parte do mercado de food service?
Embora seja automático associar o mercado de food service aos grandes restaurantes ou os poderosos do delivery, que tomaram força com a ascensão dos serviços de entrega, o cenário geral não é esse tomado por talismãs.
Segundo dados do Governo Federal de agosto de 2024, são 1.379.420 estabelecimentos do setor ativos no Brasil, 65% deles classificados como microempreendedores individuais (MEI), 94% são consideradas microempresas. Ou seja, o food service é visto como importante promotor de ascensão social e econômica para as famílias.
São 4,94 milhões de trabalhadores empregados, entre formais e informais, que geram uma massa salarial anual estimada em R$107 bilhões (no final de 2023). Entretanto, a informalidade ainda é um ponto latente no setor, que conta com 41% das pessoas empregadas de maneira informal, maior que o índice geral de 34%.
Quais os principais desafios enfrentados no mercado de food service?
O levantamento da FGV revelou também que 58% das empresas são fortemente afetadas pela baixa formação profissional da mão de obra e outras 27% afirmam ter impacto moderado desta problemática
Outra queixa recorrente é a inflação elevada, que afeta fortemente 70% das empresas e moderadamente outros 22%. A dificuldade é repassar para o consumidor final a alta nos preços dos produtos, principalmente pela alta competição no setor, que aumenta a possibilidade de o cliente procurar um concorrente com preço mais atrativo, além da baixa barreira de entrada no mercado.
Segundo a Abrasel, 41% dos Bares e Restaurantes possuem pagamentos em atraso. Desses, 72% devem impostos federais, 53% impostos estaduais e 38% empréstimos bancários. No levantamento, 77% das empresas afirmaram que os tributos federais possuem grande impacto no balanço de suas contas, o que leva ao endividamento.
Ainda de acordo com o levantamento, os custos considerados os pontos mais críticos para a operação dos estabelecimentos são:
- Tributos;
- Financeiros de empréstimos;
- Matéria-prima;
- Insumos;
- Serviços; e,
- Pagamento de funcionários.
Avanço tecnológico no mercado de food service
A fim de otimizar a gestão de bares e restaurantes, muitos empreendedores buscam ferramentas que possam otimizar processos e automatizar etapas que são parte da gerência de sua empresa.
Neste sentido, uma das grandes inovações recentes é a implementação do uso de inteligência artificial (IA) nos processos de gestão e a aparição deste recurso como aliado dos empresários no cotidiano das empresas.
Este aparato, que já não é mais uma novidade, aparece também em outros setores de um estabelecimento. O atendimento realizado por totens já faz parte de diversos lugares e a IA pode até sugerir ao cliente um restaurante para ele visitar à noite.
Entretanto, é necessário ter cautela durante o manuseio destas tecnologias: seu uso irresponsável pode ocasionar em resultados indesejados e infringir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ainda é possível se destacar no mercado de food service?
Mesmo com o crescimento exponencial deste mercado e o surgimento de diversos empreendimentos na área diariamente, o ramo de food service ainda possibilita oportunidades para aqueles que pretendem investir nele.
É importante buscar um diferencial para o negócio que se busque criar: abrir um local que apenas sirva comida, sem um direcionamento claro e algo que torne mais atrativo para o cliente.
Investir em experiência do consumidor e determinar bem o nicho de atuação se torna fundamental para um investimento assertivo no setor. Saber equilibrar o uso de tecnologias com o contato humano, desde o atendimento até o preparo do produto, pode ser um diferencial para estabelecer conexões com seu público.
O bom controle do estoque e a eficiência na gestão são essenciais para mitigar os riscos de prejuízo, além de entregar sempre produtos de boa qualidade em seu estabelecimento e possibilitar o cálculo adequado dos rendimentos.
Tire suas dúvidas:
- O que significa o termo food service?
Food service é o termo que trata de empresas voltadas ao preparo de alimentos e bebidas para consumo externo. Na Abrasel, foi cunhado o termo “alimentação fora do lar”, por entender ser mais próximo da realidade nacional, mas se refere ao mesmo mercado.
- Como funciona o food service?
O mercado de food service envolve todo tipo de comércio que oferece comidas prontas para consumo fora de casa, sejam bares, restaurantes, padarias ou afins. O cliente pode obter seu alimento diretamente com o estabelecimento, sem nenhum intermédio
- O que é o mercado de food service?
O mercado de food service é o que envolve toda a relação de empresas envolvidas na alimentação fora do lar. Esse setor é dinâmico e pode envolver diversos atores, como bares e restaurantes.
- Qual é o tamanho do mercado de food service no Brasil?
O mercado de food service movimentou R$455 bilhões em 2024, segundo a Abrasel. São 1.379.420 estabelecimentos ativos que empregam 4,9 milhões de pessoas em todo o país, o que representa 7,9% dos empregos formais no Brasil